Home > Notícias

Sistema cria imagens 3D de pessoas sem precisar usar raios-X

Por meio de imagens e vídeos não invasivos, tecnologia calcula com precisão formas corporais e suas medidas.

Redação do IDG Now!

27/10/2008 às 15h58

Foto:

Cientistas da Universidade Brown criaram um sistema que calcula com precisão as formas corporais por meio de imagens digitais e vídeos, anunciou a instituição nesta segunda-feira (27/10). Com a tecnologia, mesmo que a pessoa esteja vestida, é possível calcular seu porte sem as roupas, afirmam os pesquisadores.

O sistema cria um modelo 3D do corpo das pessoas, permitindo que sejam determinadas sua idade e sexo. Além disso, é possível descobrir as medidas de quadril, tórax, altura e peso, entre outras características.

Para alcançar este resultado, os pesquisadores criaram um modelo computadorizado por meio de 2.400 pontos de mapeamento em homens e mulheres vestidos com o mínimo de roupas. Ao combinar as informações obtidas por diversas poses, o computador consegue deduzir a idade tanto do modelo 3D quanto da pessoa.

A tecnologia foi aperfeiçoada quando os cientistas ensinaram a máquina a detectar a pele nas imagens, permitindo a distinção das roupas. O sistema não é invasivo, pois não usa raio-X ou vê através das roupas, mas sim deduz o formato exato do corpo. Uma simulação pode ser vista no site da universidade.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail