Home > Notícias

Sistema da Intel e da Nokia tem nova versão

Edição 1.1 do Meego permitirá que desenvolvedores comecem a trabalhar em apps para smartphones

Computerworld/EUA

14/10/2010 às 18h08

Foto:

O projeto MeeGo se prepara para lançar a versão 1.1 do sistema operacional, o que deve permitir que desenvolvedores comecem a trabalhar em aplicativos para smartphones, de acordo com o blog oficial da iniciativa. “Criar (a versão 1.1) é importante porque dá aos desenvolvedores, especialmente os de aplicativos móveis, um terreno relativamente estável para iniciarem seus trabalhos”, afirmao post.

Também chega em breve uma atualização para o sistema operacional Maemo, que é usado no smartphone N900, da Nokia , que permitirá aos usuários rodar o Maemo e o MeeGo no aparelho. Isso irá permitir que os desenvolvedores criem aplicativos usando a estrutura Qt, e então testá-los nos dois sistemas, diretamente em seus N900, de acordo com o blog.

A página também traz um aviso para potenciais usuários: “o MeeGo é um projeto de código aberto e se você escolher instalar a imagem do MeeGo em seu aparelho N900, fará isso em seu próprio e completo risco. Se você não está confiante de que sabe o que está fazendo e o motivo, por favor não faça.”

O MeeGo, anunciado em fevereiro, é a fusão dos sistemas operacionais Moblin, da Intel, e o Maemo (baseado em Linux), da Nokia. As duas fabricantes esperam que smartphones avançados, netbooks, TVs conectadas e tablets utilizem o software.

Em fevereiro, a Nokia anunciou que os primeiros aparelhos serão lançados em 2010, mas se a empresa terá tempo de lançar esses produtos agora parece algo improvável, segundo Francisco Jeronimo, gerente de pesquisas para Aparelhos Móveis Europeus na IDC. Em vez disso, a Nokia deve focar em conseguir atenção no Mobile World Congress em fevereiro, e ter produtos prontos para lançar logo em seguida, afirma.

A posição oficial da Nokia é que a companhia revelará seus planos antes do final deste ano, segundo um porta-voz.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail