Home > Notícias

Sistema de classificação da App Store gera polêmica na comunidade

Leitor de notícias de jornais recebe classificação 17+, mas o aplicativo Sexy Game pode ser baixado por maiores de 12 anos.

Aulia Masna, da Macworld/EUA

20/07/2009 às 12h14

Foto:

A Apple colocou em prática as regras do sistema de classificação de aplicativos a partir do lançamento do iPhone 3.0, no mês passado. Com o vasto número de programas para iPhone e iPod touch, torna-se necessário que exista um controle de pais para que, em teoria, o conteúdo seja filtrado.

Os desenvolvedores devem classificar seus aplicativos nas categorias 4+, 9+, 12+ e 17+ antes de submetê-los para aprovação na loja de aplicativos da Apple, como mostra a página de classificação da App Store. Apenas o nível 17+ possui uma observação em que a Apple diz: “Você deve ter pelo menos 17 anos para baixar esse aplicativo”.

O iNews, usado para receber as notícias dos principais veículos de comunicação norte-americanos, podia ser baixado livremente por qualquer pessoa. Mas para surpresa dos utilizadores, a versão 2.0.6 do aplicativo recentemente lançada tornou o iNews impróprio para menores de 17 anos, sem dizer qual seria o motivo de tanta restrição. O próprio Sexy Game, por exemplo, recebeu classificação de 12+.

apprating_original.jpg

Na página do iNews na App Store, a Apple faz uma advertência sobre o perigo da leitura das matérias publicadas pelos veículos de comunicação como ABC, CBS, FOX, New York Times, CNN, Associated Press, Reuters, BBC, Wall Street Journal, NPR, Chicago Sun Times e muitos outros.

A questão gerou polêmica entre os desenvolvedores. Marco Arment, criador do Instapaper, considera esse sistema de classificação um absurdo. A Apple disse para ele que seu aplicativo Instapaper Pro 2.1 foi recusado porque a classificação enviada de 12+ foi considerada inadequada para este tipo de aplicativo.

Parece que a razão por trás da classificação tanto do iNews quanto do Instapaper - e qualquer outro aplicativo de natureza similar - é o fato de eles permitirem o acesso à sem qualquer filtro, de tal sorte que os usuários achem conteúdos potencialmente inadequados. Aparentemente, a Apple não quer que jovens tenham acesso ao noticiário.

Para os usuários comuns, a classificação 17+ sugere conteúdos inadequados para os jovens, mas a Apple parece ter outro entendimento sobre a questão.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail