Home > Notícias

Sistema de navegação Galileo é aprovado pela Comunidade Européia

Após enfrentar desinteresse da iniciativa privada, UE aprova projeto de navegação conjunto do grupo, a ser lançado em 2013.

IDG News Service/Bélgica

23/04/2008 às 12h43

Foto:

O Parlamento Europeu deu permissão para a criação do sistema de navegação por satélite Galileo nesta quarta-feira (23/04), abrindo caminho para o projeto de tecnologia mais ambicioso da União Européia da história.

A aprovação do Parlamento foi a última barreira política enfrentada pelo sistema, que estava abandonado há um ano após um consórcio de empresas privadas de tecnologia ter se retirado do projeto.

A Comissão Européia salvou o projeto propondo assumir o desenvolvimento até seu lançamento, programado para 2013, em plano que custará aos europeus 3,4 bilhões de euros.

Uma maioria no Parlamento de diferentes correntes políticas, no entanto, concluiu que o Galileo está nos melhores interesses dos europeus.

"Esta será a primeira infra-estrutura européia a ser construída e gerenciada completamente pelo grupo", afirmou Etelka Barsi-Pataky, integrante do Parlamento. "Durante as discussões políticas sobre o Galileo, o Parlamento sempre sugeriu que este projeto estratégico deveria ser visto como prioridade política".

O suporte do Parlamento ao novo formato do projeto permitirá que a iniciativa privada ajude a custear a fase de exploração após 2013.

As empresas serão chamadas para ajudar a construir os sistemas como contratadas, ao invés de integrarem a joint venture como inicialmente planejado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail