Home > Notícias

Sistema de TV de emissora tem resolução 16 vezes maior que HDTV

Sensor de imagem com 33 megapixels possui resolução de 7.680 pixels por 4.320 pixels. Portabilidade do sistema será em 10 anos.

IDG News Service/Japão

29/05/2008 às 9h57

Foto:

Imagine assistir televisão com uma resolução 16 vezes maior do que a do atual formato de alta defininição HDTV. Isto já é possível - e em cores.

Um sensor de imagem com 33 megapixels, recentemente desenvolvido no Japão, ajudou a emissora japonesa Nippon Hoso Kyokai (NHK) a dar um passo além do preto e branco em seu sistema Super Hi-Vision (SHV).

A resolução de 7.680 pixels por 4.320 pixels é equivalente a 16 telas HDTV.

Veja fotos:
> TVs Digitais
> TVs Gigantes
> TVs LCD e Plasma

A última versão da tecnologia de próxima geração foi apresentada no Science and Technical Research Laboratories (STRL) da NHK, em Tóquio, junto com um novo circuito de processamento de sinal e uma lente de alta resolução. Além disso, foi mostrado um cabo óptico que combinado com o sensor, produz as imagens mais claras e definidas já vistas do SHV.

Em 2007, engenheiros usaram quatro sensores de imagem com 8,3 megapixels para alcançar total resolução. Mas a combinação produzia a imagem de 33 megapixels apenas em preto e branco.

Desta vez, a NHK conseguiu as cores porque foi criado um sensor único de 33 megapixel, o que permitiu aos engenheiros usarem um chip para cada cor. A fabricante Fujinon ajudou a criar as lentes de alta resolução.

Apesar de as cores existirem, ainda não há um hardware para mostrar a inovação. Além disso, há planos de diminuir o tamanho do sistema. “Planejamos tornar o sistema mais portátil e prático para os usuários. Provavelmente isto levará de 5 a 10 anos”, diz o engenheiro sênior de pesquisas da NHK, Kohji Mitani.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail