Home > Dicas

Acabou o horário de verão. E o horário do seu PC, está correto?

Desde a zero hora desse domingo (21/2), os relógios nas regiões abrangidas pelo horário de verão devem ser atrasados em uma hora.

René Ribeiro, da PC World

20/02/2010 às 17h03

fim_horaverao_150.jpg
Foto:

fim_horaverao_150A partir da zero hora do domingo (21/02), os computadores localizados nos dez Estados brasileiros (RS, SC, PR, SP, RJ, MG, ES, GO, MT e MS) e Distrito Federal que estavam sob o regime do horário de verão devem ter seus relógios atrasados em uma hora. Só que muitas em máquinas com Windows, o sistema operacional já havia atrasado o relógio na semana passada, devido a um problema no software.

Para ter certeza de que seu computador está com o horário correto, assegure-se de fazer uma atualização que é encontrada no site da Microsoft. Depois de entrar no site, role a página para baixo e encontre a atualização para a versão do Windows que está instalada em sua máquina.

O processo é simples: depois de baixar o arquivo, basta executá-lo e reiniciar o sistema. O tamanho do arquivo do update gira em torno de 600 KB (depende da versão do Windows); portanto, o download é muito rápido.

Sistemas controlados por servidores terão o horário ajustado nos computadores clientes com esse upgrade. Entretanto, sistemas mais simples, como controle de entrada e saída de funcionários feitas eletronicamente pelas cancelas, por exemplo, podem não ser controlados por servidores. Em situações como esta e similares, é preciso fazer a atualização também nos computadores locais da portaria do prédio ou da empresa, para que o registro de entrada e saída dos funcionários seja feito corretamente.

Para certificar-se de que a atualização foi bem sucedida, basta dar duplo clique no relógio que fica no canto direito na barra de ferramentas do Windows. Quando a janela abre exibindo data e hora, é também exibida uma mensagem de aviso. A tela abaixo exemplifica isso no caso do Windows 7.

 verao.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail