Home > Notícias

Site da McAfee tem área para ajudar vítimas de crimes digitais

Página indica que providências o usuário deve tomar caso seu computador tenha sido invadido ou tenha aberto arquivo malicioso.

IDG News Service / EUA

28/04/2009 às 9h17

Foto:

A McAfee lançou um site para ajudar as vítimas de cibercrimes a se recuperarem de ataques. A Cybercrime Response Unit é considerada pela companhia de segurança um tipo de “911 online” (nos Estados Unidos, 911 é o telefone para emergências).

Pelo site, clientes e donos de pequenas empresas podem descobrir se sofreram algum ataque e tomar as primeiras providências para que a polícia saiba que um crime foi cometido.

O serviço ajuda a vítima a descobrir os problemas. O site pode, por exemplo, dizer ao usuário o que fazer se ele abrir um arquivo que possa ter conteúdo malicioso, ou se seus filhos estiverem conversando com alguém mal intencionado.

As queixas de crimes relacionados à internet aumentaram 33% em 2008 nos EUA, de acordo com o FBI (Federal Bureau of Investigation). No país, crimes online podem ser julgados nos Estados ou pelas autoridades federais.

Segundo a McAfee, na maioria das vezes, as vítimas de crimes digitais nem sabem que foram atacadas.

Os serviços do site da McAfee que varrem o computador procurando sinais de invasão só estão disponíveis para usuários do Internet Explorer no Windows.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail