Home > Notícias

Site da Receita tem lentidão no primeiro dia da entrega das declarações

Congestionamento prejudica acesso ao site e download dos programas necessários ao preenchimento da declaração de Imposto de Renda.

Por Lygia de Luca, repórter do IDG Now!

03/03/2008 às 11h55

Foto:

O site da Receita Federal, que começou a oferecer o download para o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2008 (ano-base 2007) e a receber as declarações às 8 da manhã desta segunda-feira (03/03), enfrenta lentidão de acesso.

> Download: baixe a versão Windows do IRPF 2008

A Receita reformulou o portal, oferecendo apenas três links ao invés de todo o conteúdo do site. O usuário pode optar por ir direto à página de download dos softwares, ler informações sobre o IRPF 2008 ou acessar o conteúdo do portal.

Leia também:
> Evite os 3 principais incidentes ao declarar o IR
> Receita oferece recibo do IR pela web

A reportagem do IDG Now! tentou baixar o software pouco antes do meio-dia e precisou de 10 minutos para abrir a página de download. Além disso, para baixar a versão para Windows, é preciso mais de uma tentativa para chegar à janela de download - porém, depois do bug, ela abre normalmente e o download, embora lento, é realizado.

O auditor da Receita Federal, Luiz Monteiro, alertou para a possibilidade de congestionamento “nos primeiros e últimos dias, quando há mais acesso, ou em horários de pico”.

A auditora fiscal da Receita Federal, Marly Job de Oliveira, concorda com o problema gerado pelo alto número de acessos. “Mas até agora, não recebemos reclamações. Apesar da lentidão, as pessoas estão conseguindo baixar os programas”, diz.

Segundo o supervisor nacional de Imposto de Renda, Joaquim Adir, o sistema está funcionando bem. “Não soubemos de problemas”, enfatiza.

A Receita Federal ainda não tem disponível um balanço com o total de acessos ao site até o momento.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail