Home > Notícias

Site da Sun vai hospedar projetos open source gratuitamente

Usuários têm alternativa ao Google Code e Github para rastrear temas e fóruns da área. Objetivo da Sun é acompanhar comunidade.

IDG News Service/ EUA

15/09/2008 às 15h04

Foto:

A Sun lançou, na sexta-feira (12/09), o Project Kenai, um site que hospeda projetos open source gratuitamente, assim como o Github e o Google Code.

No site, os sistemas de controle Mercurial e Subversion são habilitados, permitindo o rastreamento de temas e fóruns, além de outros recursos.

“Nosso objetivo não é competir com outros serviços. O Kenai é o reconhecimento da Sun de que, como a maior empresa open source do mundo, precisamos controlar nosso próprio destino”, diz o diretor de tecnologias online da Sun, Tim Bray.

O executivo adiciona que a Sun precisa de um local para “promover e aumentar as comunidades de código aberto que todos possam controlar. Precisamos mostrar a viabilidade de tecnologias da Sun e hardware para a próxima geração de aplicativos online.”

De acordo com Bray, o ‘controle’ do destino não é referente a controlar os projetos hospedados no site, mas sim aprender e poder responder às necessidades das comunidades, que vêm mais rapidamente com o site.

“Entendo que a Sun diga que precisa de um espaço para gerenciar seus próprios projetos, mas não se engane: eles adorariam atrair mais desenvolvedores para a sua área de influência, e o Kenai é parte deste esforço”, opina o analista da Forrester Research, Jeffrey Hammond.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail