Home > Notícias

Site do Cirque du Soleil demonstra recursos 3D do Google Chrome

Site usa tecnologia de rastreamento de gestos e movimentos para levar usuário por um cenário virtual.

Matt Hamblen, Computerworld / EUA

29/06/2012 às 11h56

Foto:

O co-fundador do Google, Sergey Brin, desempenhou o papel de diretor de picadeiro de circo moderno, no segundo dia do Google I/O - principal evento da empresa - enquanto paraquedistas saltavam de um dirigível para o telhado do Centro Moscone, em São Francisco, e motociclistas saltaram e desceram pelo exterior do edifício.

Dentro, artistas do Cirque du Soleil ofereceram um breve preview de como eles estão transformando suas performances acrobáticas ao vivo em um mundo virtual utilizando um site construído com ferramentas de HTML5 e CSS3 e projetado para rodar em praticamente qualquer dispositivo com internet.

Os artistas ofereceram uma breve demonstração do novo site em um iPad, MacBook e um ChromeBook rodando o sistema operacional Chrome OS. Em certo ponto, um acrobata no mundo virtual se movimentou pelo espaço em 3D e arrancou aplausos da platéia de desenvolvedores.

Chamado de "experiência sensorial Chrome criado pelo Cirque du Soleil", o site "Movi, Kanti, Revo" recebeu esse nome por conta de três palavras em Esperanto que significam "Movimentar, Cantar e Sonhar".

Os usuários do site seguem uma misteriosa anfitriã e utilizam gestos e sons para navegar no mundo criado pelo Cirque du Soleil. O site utilizará tecnologia de sensores para detectar os gestos. Nem o Google, nem o Cirque du Soleil falarão sobre a tecnologia de sensor envolvida.

A demonstração em palco foi feita por Joanne Fillion do Cirque e por Aubrey Anderson, da Subatomic - parceiro no projeto.

O site está previsto para lançamento em setembro, mas o Cirque du Soleil postou um vídeo de 45 segundos, permitindo que os visitantes se cadastrem para serem informados sobre o progresso da novidade. 

O Movi, Kanti, Revo diz que os visitantes irão encontrar um mundo virtual onde poderão ver performances do Cirque "e viver uma jornada emocional feita de amor, dúvidas, esperanças e sonhos." Além disso, a página também informa que "quando lançado, o site será melhor visualizado em Google Chrome" e aponta um botão para que o download do navegador possa ser feito.

A evolução do Chrome, tanto como um navegador, quanto sistema operacional, foram peças centrais do segundo dia do Google I/O - um contraste grande com o lançamento do tablet Google Nexus 7 e do Media Player Nexus Q e o anúncio de que o Google Play agora abriga cerca de 400 mil aplicativos.

O Google anunciou na quinta-feira (28/6) que o navegador Chrome agora roda em iPhone e iPad. O Chrome para Android foi anunciado em fevereiro.

O vice-presidente sênior do Google Chrome, Sundar Pichai, destacou que o novo site do Cirque du Soleil - e outros - vai rodar bem em tablets, como o Nexus 7, que possui o novo Android OS 4.1, também conhecido como Jelly Bean. Pichai resumiu grande parte de seu discurso sobre as novidades do Chrome em um blog, complementando com um vídeo.

Mesmo que a prévia do site do Cirque tenha sido a grande atração do evento, alguns repórteres deixaram o salão resmungando que os acrobatas do Cirque não fizeram qualquer acrobacia em palco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail