Home > Notícias

Sites de torrents atraem usuários com “versões” do Chrome OS

Apesar de ter aberto o código do sistema, Google não oferece beta; arquivos podem abrir brechas de segurança no computador.

Redação do IDG Now!

20/11/2009 às 15h46

Foto:

Um dia após o anúncio, pelo Google, de que o código-fonte do Chrome OS seria oferecido sob a licença de código aberto, redes de torrents já fornecem links para internautas baixarem o sistema.

No Mininova.org, é possível encontrar arquivos com os nomes "Google Chrome OS Virtual Machine" (718 MB), "Chrome OS VMWare Image" (280 MB), "ChromeOS vmdk" (704 MB) e "Chrome OS build" (2,7 GB). Todos foram carregados hoje (20/11).

O Pirate Bay, por sua vez, indica os arquivos "chromeos-image" (280 MB), "Google Chromium OS VM Image VMDK" (702 MB) e "Chrome OS .i686-0.4.223" (550 MB). O primeiro foi carregado ontem e o segundo, hoje. Já o terceiro tem data de 14 de novembro.

Na apresentação feita ontem (19/11), o Google disse que não iria fornecer versões beta do sistema, cujo lançamento foi sugerido para o fim de 2010, junto com máquinas projetadas especificamente para recebê-lo.

Se for baixar os arquivos, o internauta deverá precaver-se contra software malicioso que poderia tornar o sistema vulnerável.

O recomendável é usar uma máquina exclusiva para testes, que possa ser reformatada depois.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail