Home > Notícias

Sites do Google correspondem a 30% do tempo gasto por brasileiros na web

Busca, mapas, Orkut e YouTube levam índice de uso do Google a quase 30% no Brasil e na Índia - 3 vezes mais que a média mundial, diz comScore.

Redação do IDG Now!

14/09/2009 às 13h38

Foto:

A preferência dos brasileiros por serviços de busca, vídeos, mapas e rede social do Google faz com que 29,8% do tempo de navegação dos internautas no Brasil seja gasto em sites do buscador, segundo dados da consultoria comScore divulgados nesta segunda-feira (14/7).

O Brasil é o líder entre os países que mais usam serviços do Google, representando mais de três vezes a média mundial de 9,4% de participação do buscador, afirma a consultoria.

A preferência brasileira pelo buscador criado por Larry Page e Sergey Brin é detectada também na Índia, cuja fatia de navegação destinada ao Google é de 28,9%. O terceiro posto é ocupado pela Irlanda, com pouco mais da metade (15,9%) do tempo gasto no Google pelos internautas do Brasil e da Índia.

Os números são consequência do sucesso que serviços do Google experimentam em quase todas as categorias em que atuam nos dois países e refletem uma coincidência entre a popularização de banda larga nos países e a ascensão do Google.

Segundo o diretor da comScore América Latina, Alex Banks, o desenvolvimento da infra-estrutura para acesso e investimento online tanto no Brasil como na Índia aconteceu simultaneamente ao Google ganhando relevância no mercado de buscas. Posteriormente, a dominação das buscas, segundo Banks, foi replicada em outros serviços.

No Brasil, 89,5% das buscas são feitas no Google, enquanto o Orkut concentra 96% do tempo gasto em redes sociais. O YouTube responde por 91,6% do tempo gasto em sites multimídia no País, enquanto o Google Maps corresponde a 70,9% do mercado brasileiro de mapas.

Em vídeos, os dados do Ibope Nielsen Online mostram uma dominação um pouco menor do YouTube - participação de 89,4% dos acessos em julho de 2009. Em todas as categorias citadas pela comScore, o Google é líder supremo, sem qualquer ameaça de concorrentes no Brasil.

Na Índia, os números são menores, mas ainda refletem a preferência pelo Google em busca (participação de 88,4%), redes sociais (fatia de 68,2% também no Orkut), mapas (63,9%) e YouTube (82,8%).

A ferramenta de blog Blogger (47,6%) e o serviço de e-mails Gmail (46,8%) também se destacam no mercado indiano, sem a dominação exercida em outras categorias. O Orkut é a rede social mais popular no Brasil e na Índia, com participação de 51,2% e 19,4% da base de usuários, de internet, respectivamente, segundo informações demográficas oferecidas dentro da rede social.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail