Home > Notícias

Sites e blogs cobram para publicar reviews de softwares para iPhone

Prática, apontada em reportagem da Wired, pode enganar o leitor, com textos positivos sobre software ruins

Redação da Macworld Brasil

19/03/2010 às 11h02

Foto:

Você paga e o site publica um review “legal” sobre o seu aplicativo. É assim que vários desenvolvedores e empresas conseguem que seus programas para iPhone ganhem espaço na Internet, segundo a Wired.

A publicação destaca que essa é a forma utilizada para ganhar espaço por muitos, já que há mais de 150 mil softwares disponíveis na App Store (e nem todos conseguem ou merecem destaque). Em muitos casos, a informação de que se trata de um artigo pago não é exibida claramente, o que ilude o leitor e tem gerado grande discussões na blogosfera.

Pedir dinheiro em troca de um review não é ilegal, destaca a Wired, mas levanta questões sobre a credibilidade e independência dos textos publicados nos sites (em tempo: Macworld Brasil não aceita esse tipo de "publicidade" - software ruim tem é que levar nota baixa).

Segundo a Wired, entre os sites que mais costumam cobrar dos desenvolvedores para publicarem review, destacam-se o The iPhone App Review e o AppCraver. Ambos aparecem no topo dos resultados de buscas do Google relacionados a reviews de aplicativos para iPhone. De acordo com um desenvolvedor ouvido pela Wired, o iPhone App Review só publica um texto se o interessado pagar por isso. Pobre do seu leitor...

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail