Home > Notícias

Sites ‘noticiosos’ usam algoritmos que gerar conteúdo

Dois projetos geram notícias automaticamente a partir de informações: um é voltado para esportes e o outro monta um telejornal.

Redação do IDG Now!

31/03/2010 às 14h12

Foto:

Pesquisadores dos Estados Unidos estão desenvolvendo algoritmos capazes de gerar notícias automaticamente seguindo uma certa estrutura, de acordo com o jornal britânico Guardian. Um dos projetos, do site de estatísticas esportivas StatSheet, recebeu o nome de StatsMonkey e busca dados sobre eventos esportivos para montar notícias a partir dos principais acontecimentos do jogo.

A partir do resultado final e de outros números do jogo, o StatsMonkey captura a dinâmica da partida para desenvolver uma notícia que conta mais ou menos como foi a disputa. Detalhes sobre os principais jogadores e lances da partida, e às vezes até citações de envolvidos no confronto são incluídas na nota que, segundo o StatSheet, faz com que 90% dos leitores pensem que foi conteúdo criado por humanos.

Além do StatsMonkey, o Laboratório de Inteligência da Informação da Universidade Northwestern está desenvolvendo um telejornal virtual chamado News at Seven. Nele, dois apresentadores em forma de avatares darão notícias envolvendo fofocas e análises de filmes. O sistema coleta, analisa, edita e organiza as informações e transmite a partir dos dois âncoras artificiais criados em computador.

O projeto também prevê a inclusão de opinião dos âncoras – nesse caso, o programa faria uma busca pela internet com opiniões gerais sobre o tema e reproduziria algumas delas poir meio de seus apresentadores.

Tanto o StatsMonkey quanto o News at Seven ainda são protótipos e a existência de ambos deve gerar muita discussão entre jornalistas – como, por exemplo, se deve ser claro para o público quando um texto foi desenvolvido por um jornalista e quando foi feito por um programa.

Apesar de nenhum dos programas estar completamente desenvolvido, já é possível ver como seria uma avaliação de um filme feita pelo News at Seven em um vídeo no YouTube (abaixo).

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail