Home > Notícias

Skype 5.0 beta para Mac permite chamadas de vídeo com até 10 pessoas

Com interface muito mais próxima da encontrada no Windows, programa aposta em nova interface, com integração ao Address Book, entre outros recursos

Macworld / EUA

04/11/2010 às 14h38

Foto:

A Skype disponibilizou hoje (4/11) a versão beta 5.0 de seu popular programa  para chamadas VoIP, com upgrades importantes. A nova versão fica agora muito mais próxima do Windows, tanto em relação à interface quanto aos recursos oferecidos. 

 
A primeira grande mudança na versão beta para Mac é a interface, totalmente diferente da versão anterior, e muito mais próxima daquela encontrada no PC, que chegou na versão 5.0 no meio de outubro. O Mac se livrou da aparência de lista de contatos pequena e apertada – uma marca em todo aplicativo de chat no mercado – para ficar mais parecido com um cliente de e-mail. 
 
Uma barra à esquerda contém os contatos, grupose uma lista “Recent” a qual exibe as pessoas com as quais o usuário mais se corresponde. Pela primeira vez, o Skype 5.0 permite uma integração completa com o Address Book do Mac OS X, a partir das configurações do programa.

Isso significa que o usuário finalmente pode ligar e enviar SMS ou mensagens instantâneas sem ter que primeiro passar por todo o processo de adicionar as pessoas aos contatos do Skype. Caso não queira manter a janelona do Skype à vista, é possível abrir o Contact Monitor, que oferece uma janela compacta que pode ser colocada em um dos cantos da tela. 

skype5_390.jpg
Videoconferências no Skype para Mac agora suportam conversas com até 10 pessoas
 
Além da interface recauchutada, a ferramenta mais significativa do Skype 5 é o Group Video Calling (GVC), que chegou primeiro ao Windows no mês passado. Esse recurso para videoconferências é parecido com o iChat, entretanto ele consegue suportar até 10 pessoas em uma mesma conversa (isso requer que os participantes tenham uma banda larga com velocidade mínima de 2 Mbps para download e, surpreendentemente, somente 128kbps para upload). Mas o GVC será gratuito somente enquanto a versão for beta, tornando-se paga quando o cliente oficial for disponibilizado. Ainda não há detalhes sobre a faixa de preço ou se haverá planos para o GVC no Skype.
 
O novo Skype para Mac contém outros novos recursos, mas ainda não tem uma ferramenta que seu irmão do Windows possui, mas que nem todos sentirão falta: integração com o Feed de notícias do Facebook. Contudo, o objetivo dessa versão beta é aproximar a interface do PC para usuários do Mac e, apesar da grande maioria dos usuários do Skype utilizar o Windows, uma boa parcela utiliza ambas as plataformas, o que impulsionou essa unificação de interface. 
 
O Skype 5.0 já está disponível e requer um Mac com pelo menos um G4, G5 ou CPU Intel com 800 MHz ou superior, e para fazer videochamadas é preciso no mínimo um processador Intel Core 2 Duo com 1 GHz. No canal oficial do serviço no YouTube (http://migre.me/1YZko), há um vídeo explicando as principais novidades do programa.
 

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail