Home > Notícias

Skype lança app que envia mensagens de vídeos curtos que se destroem

Já disponível para iOS, Android e Windows Phone, software agrega recursos dos rivais Facebook Messenger e Snapchat para tentar se destacar.

PC World / EUA

14/10/2014 às 12h41

SkypeQikios_520.jpg
Foto:

O Skype lançou nesta semana um novo aplicativo chamado Qik, que permite o envio de mensagens de vídeo para seus amigos, inclusive grupos deles. Um dos diferenciais do novo software é o fato que os seus clipes desaparecem depois de algum tempo, mais especificamente duas semanas.

Pode parecer muita coisa, mas é meio que a única maneira de diferenciar um aplicativo de mensagem nos dias atuais. Mesmo rótulos como “mensagem instantânea” e “chat” e “chat anônimo” e “videochamada” estão tornando-se sem sentindo à medida que os aplicativos evoluem e absorvem os recursos dos seus rivais.

Por que isso importa

Porque agora temos o Skype Qik, que, apesar do nome, fica em algum lugar fora do Skype. Sim, ele usa seus contatos do Skype. Mas é apenas mais uma maneira de se conectar com seus amigs do Skype, porque as videochamadas são muito formais e as mensagens instantâneas são simplesmente muito casuais – mesmo com os documentos e imagens que as atualizações recentes para Mac e Windows adicionaram ao app do Skype.

Leve, mas íntimo

“Imagine se você pudesse reinventar a experiência do Skype, levando em conta como as mensagens, selfies e cultura de apps mudaram a maneira como nos comunicamos”, afirmam Dan Chastney e Piero Sierra, dois executivos do Skype que trabalham para a Microsoft. O Qik é desenvolvido para ser leve e íntimo, com a habilidade para você organizar grupos de amigos e enviar mensagens de vídeos rápidos.

Parece familiar? É claro que sim. “Embedar” pequenos trechos de vídeo como o Facebook Messenger é o passo seguinte de anexar trechos de áudio, como o iMessage faz no iOS 8. E enviar mensagens com uma “bomba-relógio” para serem destruídas é certamente reminiscente do Snapchat.

Será que o Skype vai dar uma de Facebook e exigir que os usuários instalem o Qik? Isso parece difícil, uma vez que o app não substitui realmente a videochamada. Mas, com o tempo, parece que o Qik terá de tornar-se um componente do Skype se quiser ganhar espaço de verdade.

skypeqik.jpeg

Disponibilidade

De acordo com o Skype, o Qik já está disponível para os usuários de iPhone e aparelhos Android e Windows Phone.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail