Home > Notícias

Smart TVs: Samsung oferece US$ 500 mil para ampliar loja de aplicativos

Segundo a empresa, 17% dos televisores vendidos nos EUA possuem acesso à Internet e rodam aplicativos; número deve chegar a 70% em 2014.

*Daniel dos Santos, Now Digital

27/10/2010 às 14h27

Foto:

Depois dos smartphones, agora é a hora das chamadas smart Tvs, equipamentos que permitem navegar na Internet e rodar aplicativos, como um computador. Segundo a Samsung, 17% dos aparelhos vendidos nos Estados Unidos possuem esses recursos. Mas o cenário deve mudar rapidamente, atingindo 70% em 2014, segundo as previsões da companhia.

Por conta disso, a empresa investe na ampliação de sua base de desenvolvedores. Atualmente, a companhia promove um concurso, batizado como Free the TV Challenge, com um volume total de prêmios de 500 mil dólares para quem desenvolver os aplicativos mais inovadores para suas TVs inteligentes. As inscrições vão ate novembro e os vencedores serão anunciados em janeiro de 2011.

"Os aplicativos são essenciais para o sucesso da nossa plataforma", afirma o diretor de conteúdo da Samsung nos Estados Unidos, Olivier Manuel . A loja de softwares para TVs inteligentes da empresa foi criada este ano e, em agosto, contava com cerca de 90 programas. A meta da companhia e encerrar 2010 com 200 softwares disponíveis. Os programas rodam em HDTVs, players de Blu-ray e sistemas de home theater com Blu-ray oferecidos pela empresa.

Durante o evento MAX 2010, que acontece esta semana em Los Angeles, a empresa coreana anunciou que será a primeira fabricante de televisores a integrar o suporte à plataforma de desenvolvimento AIR 2.5, da Adobe, que permite a criação de aplicativos para tablets, smartphones e aparelhos de TV. A Samsung também aproveitou o evento apresentar sua plataforma de smart TV aos desenvolvedores, em busca de novos aplicativos.

*Daniel dos Santos viajou a Los Angeles a convite da Adobe

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail