Home > Notícias

Smartphone do Facebook parece mais próximo da realidade

Cópia de software sugere um aparelho construído pela HTC, rodando uma versão do Android customizada ao redor dos serviços e apps do Facebook.

Armando Rodriguez, TechHive

02/04/2013 às 12h35

Foto:

O tão falado “smartphone do Facebook” pode ser real. A empresa irá realizar nesta quinta-feira um evento onde, espera-se, irá anunciar um smartphone rodando uma versão modificada do Android, inteiramente baseada em seu conjunto de aplicativos e serviços. A equipe do site Android Police encontrou uma cópia do sistema que “vazou” na internet, e a analisou com cuidado para descobrir seus segredos.

Um dos principais achados foi um arquivo build.prop (que diz aos aplicativos quais as características do aparelho onde estão rodando) que parece indicar que o software foi criado para rodar em um aparelho da HTC de codinome “Myst”, equipado com um processador dual-core e uma câmera de 5 MP. O sistema operacional é o Android 4.1.2, e a operadora listada é a AT&T.

À medida em que a equipe do site mergulhou mais fundo no software, mais detalhes surgiram. O tradicional “Launcher” da HTC (responsável pela tela inicial com os widgets e atalhos para seus aplicativos) desapareceu, substituído por um aplicativo próprio do Facebook chamado “Facebook Home”. Infelizmente a equipe do Android Police não conseguiu se logar no Facebook para testar o aplicativo, mas encontrou vários ícones que sugerem que recursos como uma gaveta de aplicativos e a busca no Google ainda estão presentes. O conjunto de permissões do app parece indicar que o Facebook Home será lançado na loja Google Play, e não será exclusivo de qualquer aparelho que possa ser anunciado pelo Facebook nesta quinta-feira.

Se as informações no arquivo build.prop estiverem corretas, pode ser difícil vender o aparelho a qualquer um exceto os usuários mais dedicados do Facebook. As especificações técnicas são medianas, e o aparelho não parece oferecer nada em termos de hardware que o diferencie em meio à atual leva de aparelhos com Android ou Windows Phone.

Também não está claro se realmente precisamos de um smartphone dedicado do Facebook. Os aplicativos oficiais da rede social estão disponíveis em versões pra praticamente qualquer coisa com um processador, e os serviços básicos são integrados a sistemas operacionais como o BlackBerry 10 e o Windows Phone 8.

O Facebook Home pode ter alguns recursos ou serviços ausentes nos atuais apps do Facebook, mas é duvidoso que isso seja o suficiente para fazer com que os consumidores escolham um aparelho “do Facebook” em vez de algo produzido pela Samsung ou Apple. Tornar mais fácil a postagem de fotos no Facebook não é o suficiente para me impedir de comprar o mais novo iPhone.

Teremos de esperar alguns dias para ver que truques o Facebook tem em sua manga, e que outros recursos este misterioso smarphone traz ao mercado. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail