Home > Notícias

Smartphones “Android Silver” podem substituir a família Google Nexus

Programa ofereceria incentivos aos fabricantes para criar versões de seus aparelhos mais sofisticados rodando versões “limpas” do Android, e vantagens para os usuários.

Jared Newman, Greenbot

30/04/2014 às 11h54

Nexus5TH_Abre-435px.jpg
Foto:

Novos relatos da existência de uma iniciativa da Google chamada “Android Silver” tornam cada vez mais plausível que a empresa aposente sua família Nexus de smartphones e adote uma abordagem diferente em relação ao hardware.

De acordo com o site The Information, em vez de escolher um fabricante por ano para lançar um novo smartphone da família Nexus (como o Nexus One da HTC, Nexus S e Galaxy Nexus da Samsung, Nexus 4 e Nexus 5 da LG), a Google trabalharia simultâneamente com vários fabricantes para oferecer aparelhos topo de linha rodando versões “limpas” do Android. Os fabricantes teriam limites no número de apps “não Google” que poderiam pré-instalar, e o usuário teria a opção de remover qualquer uma delas.

Em troca, a Google pagaria aos fabricantes por sua participação no programa, supervisionaria o processo de atualização do sistema operacional e ofereceria seu próprio suporte técnico aos aparelhos. A Google também ajudaria na promoção dos aparelhos através de operadoras e no varejo.

Não é a primeira vez que ouvimos falar de tal programa. No início deste mês o site Android Police também relatou a possibilidade do Android Silver, embora com dúvidas sobre se ele seria realmente colocado em prática. E em janeiro o blogueiro russo Eldar Murtazin alegou que a Google irá “matar” o programa Nexus e 2015, substituindo-o por uma variante do atual programa “Google Play Edition” com um novo nome.

O Android Silver realmente soa como uma mistura entre os programas Nexus e Google Play Edition, e permitiria uma maior gama de aparelhos do que na família Nexus, com um nível extra de participação, envolvimento e promoção da Google. Se todos os relatos forem precisos, a questão é quanto incentivo a Google pode oferecer para alavancar a adoção do Android Silver, tanto entre os fabricantes de hardware como entre os consumidores.

De acordo com o Android Police, a Google poderia incluir alguns serviços extras como parte do programa, como o empréstimo de um aparelho enquanto usuários tentam recuperar um smartphone perdido, um “hangout assistant” para suporte técnico ao vivo via chat (como a Amazon faz com seus tablets Kindle Fire) e um recurso para facilitar a migração dos dados de usuários que estão vindo de um outro smartphone. Também é possível que a Google peça que as operadoras auxiliem no processo de migração.

No passado as operadoras norte-americanas estavam mais interessadas em vender aparelhos Android customizados, aos quais podem adicionar seus próprios serviços e apps. Mas com a transição em direção a upgrades mais frequentes e pagamentos em prestações em vez de subsídios, as operadoras podem estar mais dispostas a vender aparelhos Android “limpos”, se não tiverem de absorver o custo do hardware.

Se os planos se realizarem, o programa Android Silver poderá ser lançado no ano que vem em vário países, incluindo os Estados Unidos, segundo o The Information. Em outras palavras, não espere um anúncio oficial por parte da Google por um tempo, e espere pelo menos mais uma “rodada” de aparelhos da família Nexus antes de qualquer mudança.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail