Home > Notícias

Smartphones com Tegra 2 chegam a partir do 4º trimestre, diz nVidia

Segundo a empresa, mais de 50 fabricantes preparam lançamentos que trarão a nova geração de chips de baixo consumo.

Agam Shah, do IDG News Service

08/04/2010 às 12h13

tegra_2_150.jpg
Foto:

tegra_2_150Processadores de baixo consume de energia Tegra 2, da nVidia, estarão em smartphone já no último trimestre de 2010. Segundo o gerente geral da unidade de negócio móveis da fabricante, Mike Rayfield, os aparelhos começam a ser vendido menos de um ano após o anúncio oficial do novo processador. A informação foi dada por meio de um webcast na quarta-feira (7/4), em conferência com analistas financeiros.

Rayfield não revelou que fabricantes de celulares irão adotar o Tegra 2, mas disse que mais de empresas, entre fabricantes de celulares e smartphones, além de outros dispositivos móveis trabalham em produtos que usarão o novo chip.

A produção de chips de baixo consumo energético Tegra 2 foi divulgada em dezembro. Um porta-voz da nVidia, Ken Brown, disse na quarta (7/8) que a empresa ainda não divulgou as especificações do novo processador para smartphones, mas afirmou que o Tegra 2 pode proporcionar uma experiência completa de web nestes aparelhos “ao oferecer maior autonomia de bateria”.

No início de 2010, a nVidia anunciou chips Tegra 2 com dois núcleos para dispositivos móveis com telas em 5 polegadas e 15 polegadas, incluindo notebooks de baixo custo e tablets. A fabricante disse que tais processadores seriam até quatro vezes mais velozes do que as versões anteriores. De acordo com Rayfield, os primeiros tablets com Tegra 2 devem chegar ao mercado a partir do meio deste ano.

Mais conhecida como fabricante de placas gráficas, a nVidia é responsável por proporcionar gráficos avançados para dispositivos móveis tais como smartphones e laptops de baixo custo utilizando processadores de baixa voltagem da linha Tegra (usados, por exemplo, no Microsoft Zune HD e Samsung M1). Os Tegra 2 têm núcleo baseado em processador Arm, núcleo gráfico GeForce e outros componentes combinados em um único chip.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail