Home > Notícias

Smartphones devem salvar vendas de celulares em 2009

Mesmo com previsão de crescimento menor que em 2008, celulares inteligentes puxarão aumento do setor, diz estudo; Apple é a terceira colocada no ranking

IDG News Service/Suécia

11/03/2009 às 11h46

Foto:

As vendas de smartphones aumentaram 3,7% durante o quarto trimestre do ano passado comparado ao mesmo período de 2007, mas deverão desacelerar durante 2009, segundo o Gartner.

A comercialização de aparelhos para usuários finais atingiu 38,1 milhões de unidades, comparadas às 36,8 milhões no último trimestre de 2007, segundo informações da consultoria.

A combinação da piora do clima econômico com novos produtos não tão atraentes afetaram e continuarão afetando diretamente as vendas, segundo a diretora da pesquisa no Gartner, Roberta Cozza.

Para 2009, o Gartner espera que o crescimento do setor atinja 28% potencializado por aparelhos mais simples da Nokia e mais smartphones com Android. No geral, a venda de celulares deverá aumentar apenas 4%¨.

A Samsung ficou entre os cinco maiores pela primeira vez, tirando a Sharp do ranking, após vender 1,6 milhão de smartphones, aumento de 138% em comparação ao mesmo período de 2007.

RIM e Apple mantiveram a segunda e a terceira posições com participações de 19,5% e 10,7% do mercado, respectivamente.

A grande perdedora foi a Nokia, cujas vendas caíram cerca de 17% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.

Ainda que mantenha a folgada liderança, a fabricante finlandesa viu sua participação no mercado cair de 50,9% para 40,8% em apenas um ano.

Na guerra das plataformas, o sucesso de aparelhos da HTC e da Samsung fizeram que o Windows Mobile retomasse o terceiro lugar do Mac OS X usado no iPhone, da Apple.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail