Home > Notícias

Smartphones Nokia X com Android chegam ao Brasil no 2° trimestre

Projetados para mercados emergentes, novos aparelhos da fabricante finlandesa usam uma variante do sistema da Google, integrada aos serviços da Microsoft.

Luiz Mazetto, de Barcelona*

24/02/2014 às 14h36

Foto:

A Nokia confirmou que a sua nova linha de smartphones Nokia X, com sistema baseado em Android, chega ao Brasil no segundo trimestre deste ano. Apresentados na manhã de hoje, 24/2, em Barcelona, durante o MWC 2014, os aparelhos rodam uma variante do software da Google, mas trazem recursos e serviços da Microsoft, que comprou a Nokia em 2013.

“Não é Android”

Apesar de admitir que uma das razões para ter feito o Nokia X foram os pedidos insistentes dos usuários por um aparelho Nokia com aplicativos Android, a fabricante finlandesa se nega a chamar os novos produtos de “smartphones Android”.

No stand da Nokia no MWC 2014, o discurso oficial é que o Nokia X é uma linha de aparelhos da empresa que roda aplicativos Android – a partir da Nokia Store – mas não que se trata de um aparelho Android.

“Não é um aparelho Android, até porque roda serviços da Microsoft, uma vez que um dos objetivos do Nokia X é fazer mais pessoas usarem os serviços da Microsoft”, afirma Gareth Fry, gerente de portfólio da empresa para Índia, Oriente Médio e África, todos mercados emergentes em que a Nokia está de olho com os novos produtos.

Lançamento

O Nokia X, modelo mais básico da “nova família”, chega a países da Europa como a Romênia e Rússia já nesta semana. Os outros dois modelos, Nokia X+ e Nokia XL, chegam no início do segundo trimestre.

Por enquanto, a fabricante diz não ter planos de levar os apararelhos Nokia X aos EUA, uma vez que seu foco são os mercados emergentes.

*o jornalista viajou para Barcelona a convite da Ericsson

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail