Home > Notícias

Snow Leopard x Windows 7: conheça cinco armas dos novos softwares

Selecionamos algumas das características dos novos sistemas operacionais da Apple e da Microsoft, que chegam ao mercado nos próximos meses

Macworld/EUA

25/08/2009 às 13h25

Foto:

O próximo sistema operacional da Apple, o Mac OS X Snow Leopard, será lançado no próximo dia 28 de agosto nos Estados Unidos (no Brasil chega em setembro). Segundo a Apple, ele representa um “refinamento” do sistema, "não uma reinvenção". Já a Microsoft pretende lançar o Windows 7 em outubro com fortes inovações.

Conheça abaixo algumas das principais armas que serão usadas na próxima batalha de sistemas operacionais entre Apple e Microsoft.

Mac OS X Snow Leopard

Interatividade Exposé: esta função facilita o gerenciamento das janelas abertas na tela do Mac permitindo que sejam visualizadas separadamente. Com o novo Exposé, além da interface estar mais organizada, será possível trocar conteúdos de uma janela para outra com o arrastar do mouse.

snow1.jpg

Estrutura do Exposé está mais organizada

Serviços inteligentes: os recursos "control-clique" ficaram mais fáceis de usar, com menus sensíveis ao contexto que aparecem quando você faz o equivalente a clicar com o botão direito no Windows. Para superar o recurso do sistema rival, o Snow Leopard mostra apenas as opções relevantes do aplicativo no qual o control-clique é utilizado. Por exemplo, ao selecionar um texto e clicar sobre ele com o botão control pressionado, aparecerão as opções para enviá-lo ao iTunes ou adicioná-lo como lembrete no Mail.

snow3.jpg

Novos atalhos são usados com o comando control-clique

Instalação menor: pague 25 reais pela atualização e você "economizará"  7GB de espaço  no HD. Essa não é uma função, mas sim uma inovação. A última coisa que esperamos de um sistema operacional é que ocupe um espaço ainda maior.

snow4.jpg

Snow Leopard tem quase metade do tamanho de sua versão anterior

VoiceOver: mesmo que essa função não seja usada pela maioria dos usuários de Mac, ela, sem dúvida, é uma das mais interessantes. Deficientes visuais poderão usá-la como um leitor de textos, com suporte a gestos especiais para alternar entre telas e com respostas de áudio durante o clique.

snow5.jpg

Recurso de acessibilidade para deficientes visuais narra toda a tela

Caracteres em chinês: Ok, a maioria de nós não vai utilizar esse recurso, mas não deixa de ser interessante. Basta desenhar as letras chinesas com o trackpad que elas serão reconhecidas no sistema. Talvez seja um bom incentivo para começar a aprender o idioma (risos).

snow2.jpg

Trackpad pode ser usado para escrever caracteres em chinês

++++

Windows 7

Aero: a resposta do Windows para o Exposé do Snow Leopard é o recurso Ajustar e o Aero Shake. Quando a tela ficar cheia de programas abertos, basta sacudir a janela com o mouse que as restantes serão minimizadas. No ajustar, basta que você arraste as janelas para as bordas da tela que elas se adaptam automaticamente.

win7-1.jpg

Aero Shake deixa a tela mais limpa com o sacudir do mouse

Lista de atalhos: não será mais necessário caçar arquivos por diversas pastas para localizá-los. Com um clique do botão direito do mouse sobre um programa, serão exibidas opções para abrir um documento de texto recente ou até mesmo ouvir as músicas preferidas (no caso do Media Player).

win7-4.jpg

Novos atalhos aceleram o processo de abertura de arquivos

Reproduzir em: tenha dois computadores com o Windows 7 instalado e compartilhe suas fotos, músicas e até filmes fazendo streaming com o Windows Media Player 12. Ninguém mais vai precisar ficar esperando para receber as fotos da última festa...

win7-2.jpg

Windows Media Player 12 faz streaming de arquivos

Multitouch: se o recurso de multitouch (presente na tela do iPhone)  se popularizar, o Windows 7 estará preparado. Os botões da barra de tarefa ficaram maiores e a navegação pela internet poderá ser feita com o dedo. Gestos com  toques múltiplos podem ser usados para ampliar e rotacionar imagens.

win7-3.jpg

Windows 7 está preparado para os comandos multitouch

Grupo doméstico: o compartilhamento de arquivos entre computadores de rede não é novidade, mas o Windows 7 torna essa tarefa mais fácil com o HomeGroup. O recurso permite que um computador novo se conecte à sua rede local e transfira arquivos. E as impressoras são compartilhadas automaticamente.

win7.jpg

Windows 7 pode compartilhar arquivos e impressoras facilmente

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail