Home > Notícias

Snow Leopard x Windows 7: novo Mac OS é mais barato e chega antes

Software da Apple será lançado em setembro e sua atualização custará 29 dólares, nos Estados Unidos

ComputerWorld/EUA

09/06/2009 às 8h10

Foto:

Com a Apple anunciando o preço e o prazo estimado de lançamento do Mac OS X Snow Leopard, a companhia sai na frente da Microsoft em ambos os quesitos na comparação com o sistema operacional Windows 7: preço e disponibilidade. Ainda que a Apple não tenha escolhido um dia exato de setembro para lançar o Snow Leopard, caso cumpra sua promessa, o Mac OS X 10.6 estará nas prateleiras semanas antes do Windows 7.

Mais sobre a WWDC 2009
> iPhone 3G S chega ao Brasil em agosto
> OS 3.0 permite uso do iPhone como modem
> Novo Macbook Pro tem bateria de 7 horas

Na semana passada, a Microsoft confirmou que o novo sistema operacional será lançado em 22 de outubro. Mas para o analista Allen Krans, da consultoria Gartner, a "vitória" da Apple para vender o sistema antes da Microsoft é quase insignificante e traz consequências ruins para a própria responsável pelo Mac OS X.

"Ambas perderão a época de volta às aulas e é possível argumentar que esse é um período muito mais importante para a Apple e, por isso, uma maior perda também", afirma.

Mais sobre Windows 7
> Conheça a versão de testes do Windows 7
> Review: Windows 7 fica mais veloz
> Podcast: dicas para instalar o Windows 7 RC

No quesito preço, por mais que ainda falte a confirmação da Microsoft, a Apple se posiciona com boa vantagem. A empresa afirmou que oferecerá atualizações individuais para o Snow Leopard por 29 dólares ou no chamado Family Pack, com 5 licenças, por 49 dólares.

Segundo um documento vazado da rede de varejo Best Buy, a Microsoft venderia uma atualização para o Windows 7 Home Premium por 50 dólares, mas durante apenas 16 dias.

A vantagem foi minimizada por analistas. "No longo prazo, (a diferença de preço) não tem impacto. O desafio do Windows 7 é atingir aqueles padrões de usabilidade e desempenho que não foram atingidos com o Vista", afirma Allen Krans, analista da consultoria Technology Business Research.

Ambas as empresas têm planos para oferecer atualizações de seus sistemas gratuitas ou com grandes descontos para clientes que comprem computadores nos meses anteriores aos lançamentos.

A Apple anunciou seu programa "Mac OS X Snow Leopard Up-To-Date" durante a Worldwide Developers Conference (WWDC), segundo o qual quem comprar um Mac até 26 de dezembro poderá comprar o Snow Leopard por 9,95 dólares.

Já a Microsoft revelou até agora apenas o nome do seu programa de atualização: "Windows 7 Upgrade Option".

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail