Home > Notícias

Sofisticação aumenta vulnerabilidade em smartphones, diz Gartner

Executivo condena integração de smartphones em empresas sem políticas de segurança e prevê onda de ataques móveis em 2009.

IDG News Service/Reino Unido

29/09/2008 às 12h38

Foto:

Quanto mais popular aparelhos móveis se tornam no ambiente corportivo, suas conveniências são equilibradas pelos potenciais problemas de segurança, segundo o vice-presidente do Gartner, John Girard. As novas tendências na indústria wireless estão facilitando ataques móveis, diz o executivo.

Há alguns anos, não havia muita padronização entre aparelhos móveis. Diferentes sistemas operacionais, implementações de Java e até configurações dificultavam a criação de malwares que pudessem atingir um grande volume destes gadgets.

Esse cenário vem mudando com o controle de qualidade melhorado em plataformas móveis como Windows Mobile, da Microsoft, e o sistema Symbian, afirma ele. Tal padronização facilita o trabalho de crackers em atingir muitos aparelhos.

"Quanto mais parecido com um PC seu telefone fica, mais ele pode ser infectado por um malware", afirma Girard.

Muitos dos ataques tradicionais em desktops, como phishings, aumentarão na plataforma móvel, segundo o executivo do Gartner. Usuários também serão mais tolerantes a falhas em seus aparelhos, algo que poderá fazer com que infecções sejam ignoradas.

Este é o problema quando empresas começam a instalar aplicações corporativas em telefones e a carregar dados potencialmente valiosos para crackers, analisa.

O Gartner prevê que o roubo de dados e tentativas de phishing móveis se tornarão mais populares durante o próximo ano, diz.
 
Antes de comprar aparelhos móveis, as empresas precisam certificar-se que eles obedecem uma especificação de segurança mínima. A segurança pode ser formulada levando em consideração o tipo de dados o aparelho vai lidar.

Entre algumas das políticas de segurança que poderiam ser adotadas pelas empresas, Girard cita criptografia de dados, controles de identidade e sistemas de prevenção a invasões.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail