Home > Notícias

Software brasileiro: setor faturou 35% a mais em 2008

Segmento gerou US$ 15 bilhões de dólares, mas País continua em 12º lugar no ranking global, de acordo com relatório da IDC.

Rodrigo Afonso, repórter do COMPUTERWORLD

30/04/2009 às 12h04

Foto:

O mercado nacional de software e serviços de tecnologia da informação movimentou 15 bilhões de dólares no ano passado - o que representa um aumento de 35% em relação a 2007. No entanto o País continua a ocupar o 12º lugar no mundo no ranking de software e serviços, segundo dados do estudo "Mercado Brasileiro de Software - panorama e tendências 2009", realizado pela IDC a pedido da Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software).

Serviços responderam pela maior parte do faturamento do setor em 2008, totalizando 10 bilhões de dólares - o dobro do que foi movimentado por programas de computador no ano (5 bilhões de dólares). Essa receita faz com que o Brasil responda por 1,68% do mercado mundial de software e por 1,72% em serviços.

Incluindo a venda de hardware, o segmento de tecnologia da informação no Brasil faturou 29,3 bilhões de dólares, ou 48% de tudo o que o setor gerou na América Latina no ano passado e 2% do mercado mundial.

De acordo com José Curceli, presidente da Abes, antes da crise, a previsão era que os gastos com tecnologia da informação no Brasil crescessem 14,5% em 2009. Com a instabilidade financeira, a expectativa é que o crescimento seja de 6%. "A Abes espera que este número suba acima de dois dígitos, pois o mercado já teve alguma recuperação. Nossa expectativa real é que os gastos com TI no Brasil cresçam acima dos 10% este amo", diz Curceli.

pcw_logo_twitter_73.jpg
> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail