Home > Notícias

Software da Microsoft ajuda no combate às redes de PCs zumbis

Ferramenta secreta, usada por oficiais para rastrear e desmantelar botnets, usa dados de 450 milhões de usuários do Windows.

IDG News Service/EUA

29/04/2008 às 11h20

Foto:

Sem fazer alarde, a Microsoft vem oferecendo acesso especial às autoridades a uma ferramenta que ajuda a combater as redes de computadores zumbis – ou botnets, como também são conhecidas.

A ferramenta usa dados compilados dos 450 milhões de computadores que instalaram o Malicious Software Removal, que vem com o Windows.

A companhia discutiu a ferramenta a portas fechadas em um encontro com oficiais na segunda-feira (28/04), mas não fornece muitos detalhes da tecnologia para não dar pistas aos hackers.

Na prática, especialistas em segurança da empresa analisam amostras de códigos e conseguem entender o que está acontecendo na rede e como ela está sendo controlada.

As botnets são redes de computadores controlados por hackers para lançar ataques de spam ou negação de serviço pela web.

As redes zumbi já estão no radar da Microsoft há cerca de quatro anos e – embora a Microsoft nunca tenha falado publicamente sobre ela – a ferramenta de combate a botnets já foi usada pela polícia do Canadá para fazer uma importante operação de repressão.

Em fevereiro, a polícia do Quebec usou a ferramenta da Microsoft para desmantelar uma rede que havia infectado 500 mil computadores em 110 países. O software permitiu à polícia canadense identificar os IPs que controlavam a rede e resolver o caso.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail