Home > Notícias

Software do Yahoo leva funções de desktop para o browser

BrowserPlus permite construção de aplicativos online para os usuários executarem atividades com funções do PC.

Computerworld/EUA

29/05/2008 às 11h23

Foto:

O Yahoo permitirá que desenvolvedores criem aplicativos de internet com funções de desktop por meio de seu novo software BrowserPlus, revelado na quarta-feira (28/05).

Por enquanto, o software só funciona nos sites do Yahoo, e permite a construção de aplicativos para os usuários executarem atividades como selecionar e arrastar a partir do desktop, fazer upload de arquivos facilmente e receber notificações do desktop enquanto usa o browser, diz o Yahoo.

Além disso, a prévia do BrowserPlus poderá receber sugestões de desenvolvedores. Segundo o Yahoo, a versão final do software - cuja data de lançamento não foi revelada - dará suporte a qualquer site.

> Entrevista: Yahoo explica abertura do buscador

Com o BrowserPlus, os usuários poderão adicionar novos serviços sem precisar reiniciar o browser ou recarregar uma página. "Os usuários não serão mais interrompidos enquanto navegam”, disse o Yahoo em um post. “Para os desenvolvedores, será possível checar e ativar novos serviços, com apenas uma função - que depende da aprovação do usuário para tal, é claro”, explica a empresa.
++++
O Yahoo diz que todas as atualizações são verificadas por eles para que o usuário confie que elas são autênticas. Além disso, nada é atualizado sem a aprovação dos usuários.

O BrowserPlus nunca permitirá que os sites acessem os dados do usuário a menos que ele aprove. Se problemas de segurança forem encontrados em um serviço online, o Yahoo o desativa rapidamente.

O software roda separado do navegador para minimizar o impacto no desempenho da navegação - e o usuário pode fechá-lo caso não precise utilizar o aplicativo.

A nova ferramenta do Yahoo irá competir com ofertas reveladas recentemente, como o Silverlight, da Microsoft, o Adobe Integrated Runtime (AIR), da Adobe, e o Prism, da Mozilla Foundation.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail