Home > Notícias

Software gratuito para iPhone transforma voz em texto

Dragon Dictation, que acaba de ser lançado pela Nuance, permite ao usuário ditar frases, que são transformadas em mensagens de e-mail ou SMS

Daniel dos Santos, Macworld Brasil

09/12/2009 às 7h57

Foto:

Não precisa tocar no teclado do iPhone. Com o novo software Dragon Dictation, desenvolvido pela empresa Nuance Communications, basta o usuário pressionar um botão na tela do celular e dizer as frases que deseja enviar por e-mail, SMS ou que simplesmente quer armazenar como um arquivo.

Sua interface é bem simples: um botão vermelho para iniciar a gravação, uma seta para determinar o envio do áudio convertido em texto e um teclado, caso você queira corrigir ou completar as frases que foram capturadas pelo programa (o que é uma boa ideia).

O programa, que acaba de ser lançado, será oferecido gratuitamente por tempo limitado. Por enquanto, o software está disponível apenas na App Store americana. Ou seja, os brasileiros que quiserem testá-lo terão que criar uma conta dos Estados Unidos.

dragon
Dragon Dictation: é só falar

Macworld Brasil teve acesso ao programa e, em nossos testes, ele funcionou de forma razoável. Para começar, é preciso falar bem devagar, caprichando na pronúncia (no momento, ele só reconhece o inglês). Mesmo assim, em alguns momentos ele entendeu só um trecho da frase. E nem adianta falar algo em português, que ele transforma em algo parecido em inglês.

O Dragon Dictation não é o primeiro para iPhone a converter voz em texto. O QuickVoice2Text Email também faz isso, mas é pago: US$ 0,99.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail