Home > Notícias

Solução da IBM permite a Blackberry rodar aplicações corporativas

Lista de sistemas inclui a ferramenta de BI Cognos e o Lotus Connections; SAP já havia anunciado versão para usuário móvel.

IDG News Service

15/05/2008 às 9h16

Foto:

A IBM lançou um software que permite a usuários Blackberry acessar aplicações da Big Blue, incluindo o software de BI Cognos e o Lotus Connections. O anúncio segue a tendência de mercado de prover acesso móvel a aplicações empresariais. Ele acontece duas semanas após um lançamento da SAP, que declarou estar desenvolvendo uma versão de seu CRM para um dispositivo móvel.

"Esta tendência está acontecendo na indústria e levará aplicações empresariais para dispositivos móveis, assim como elas estão em laptops", diz Kevin Cavanaugh, vice-presidente de Lotus da IBM.

Este tipo de desenvolvimento também é bom para a Research In Motion, que enfrenta um novo competidor no mercado, o iPhone, da Apple. A popularidade do aparelho se dá principalmente entre consumidores finais, mas a Apple já declarou que planeja oferecer suporte ao Microsoft Exchange no iPhone, primeiro passo no mercado corporativo.

Com o lançamento da IBM, os usuários de Blackberry passam a acessar o Cognos 8 Go, uma versão do software de Business Intelligence desenvolvido para o dispositivo da RIM. A IBM completou a aquisição da Cognos este ano. Já o Lotus Connections, outro software que poderá ser acessado pelo aparelho permite que os usuários vejam blogs e wikis de colegas de trabalho. Ele inclui o Lotus Notes 8.01, o WebSphere e a mais recente versão do Sametime.

Usuários de software IBM deverão visitar o site da empresa por meio do Blackberry e fazer o download de um pequenos aplicativo que permitirá o acesso ao software.

Nancy Gohring, IDG News Service - EUA

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail