Home > Dicas

Solucione bugs de atualizações, alarmes e digitação no Mac

Saiba como resolver problemas com updates da Apple, nos aplicativos de terceiros e em mudanças não-anunciadas pela própria empresa de Cupertino.

Macworld / EUA

27/06/2012 às 18h12

Foto:

É hora de outra rodada de resolução de problemas do Mac. Desde alarmes que não tocam quando se espera até updates que “dão pau” no seu Mac, confira abaixo uma lista de casos (e soluções) que podem ter acontecido com você.

Alarmes de calendário

Na última semana, agendei um compromisso no calendário do meu Mac. Uso o BusyCal, mas a mesma coisa teria acontecido no iCal. Dei entrada no compromisso como um lembrete para minha mulher (nós compartilhamos o mesmo calendário). Configurei o alarme para tocar mais tarde no dia, em uma hora em que minha mulher queria ser lembrada da tarefa. O alarme tocou exatamente como agendado nos meus Macs e aparelhos iOS conectados, mas o mesmo não aconteceu no iPhone da minha esposa (o aparelho essencial nesse caso) ou no Mac dela.

Fiquei surpreso porque tinha uma razoável certeza de que tinha realizado essa configuração de alarme em ocasiões anteriores, e o alarme tinha tocado no iPhone da minha esposa. Verifiquei na Internet. Outras pessoas confirmaram minha memória. Um alarme configurado tocaria em todos os aparelhos compartilhando um calendário. Na verdade, a maioria dos comentários eram para reclamar desse comportamento. Ao contrário da minha situação, as pessoas queriam poder ajustar um alarme para elas próprias sem precisar incomodar quem compartilhasse seu calendário. Elas não conseguiam. Agora a situação parecia ser o contrário.

Contatei o pessoal do BusyMac, para ver se eles podiam mudar um pouco essa situação. E eles podiam. Informaram que a Apple aparentemente tinha feito uma mudança de forma silenciosa no iCloud algumas semanas atrás, provavelmente em resposta a todas essas reclamações de usuários. Os alarmes agora só são habilitados nos aparelhos que são do usuário que criou o evento. O compromisso em si aparece em todos os calendários compartilhados, mas não o alarme. Ou seja, resolveu um problema para criar outro.

Anulação de digitação

Tenho um problema antigo com isso em que normalmente há um ligeiro atraso quando começo a digitar após uma pausa. Por exemplo, se digito “não”, a palavra aparece como “anO”. Isso acontece quase o tempo todo, continuando por dias, e então para inexplicavelmente – apenas para voltar alguns dias ou semanas depois. 

Várias postagens em fóruns sugeriram que o app TextExpander poderia ser a causa do problema. Perguntei ao pessoal da desenvolvedora Smile sobre isso, e eles reconheceram que o TextExpander era uma “causa possível” em alguns casos “críticos”. A boa notícia é que eles acreditam ter acabado com esse bug na recém-lançada versão 4 do software. Após testes com uma versão beta do programa nas últimas semanas (e agora com a versão final de lançamento) podemos confirmar que o sintoma desapareceu (para não voltar mais, esperamos).

macbookpro15-390

Bugs podem atrapalhar digitação e uso do trackpad no MacBook

Problemas com atualizações da Apple

Instalar um update é um pouco como fazer uma cirurgia. A intenção é sempre melhorar as coisas e na maioria das vezes você fica satisfeito com o resultado. Mas há um pequeno risco de que algo sairá errado, te deixando em situação pior do que vocês estava antes.

Foi exatamente esse o caso com duas atualizações recentes da Apple.

Se você instalou o Thunderbolt Software 1.2, a Apple te informa: “Você pode ter percebido que seu Mac ficou sem resposta durante a inicialização.” Ops. Após descobrir o problema, a Apple rapidamente removeu o update, citando a causa como um problema de compatibilidade com uma “atualização anterior do Thunderbolt aplicada por alguns consumidores”. Se você está na mesma situação, a solução é reinstalar o OS X, idealmente e de modo mais simples por meio do Lion Recovery. Enquanto isso, a Apple lançou o Thunderbolt Software 1.2.1. A nova atualização presumivelmente não traz o mesmo problema de falha na inicialização.

Após instalar o Trackpad Update 1.0 para o MacBook Pro com tela Retina, a Apple alertou aos usuários que o trackpad pode ficar sem resposta. Nesse caso, isso pode acontecer se o seu Mac for dormir no meio do processo de atualização.

“Sonecas” desse tipo nunca são recomendadas para nenhum update, e você pensaria que o Instalador da Apple evitaria que isso acontecesse. Aparentemente não. Se isso acontecer com você, a solução é simplesmente reinstalar a atualização. Uma vez que o trackpad está fora de uso temporariamente, você precisará ligar um mouse ou outro aparelho como o Magic Trackpad para realizar a reinstalação. Se não tiver como fazer isso, vale ler uma explicação da Apple (em inglês) sobre como realizar esse procedimento inteiramente pelo teclado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail