Home > Dicas

Soluções de pagamento online tornam compra pela web mais segura

Entenda como o pagamento eletrônico oferece agilidade e segurança para consumidores e lojistas no ambiente digital.

Alice Sosnowski, especial para PC WORLD

22/09/2008 às 11h13

e_commerce_seguro_150.jpg
Foto:

e_commerce_seguro_150Vender pela internet. Há muito tempo essa ação deixou de ser um bicho de sete cabeças, restrito somente aos grandes varejistas, para fazer parte do universo dos pequenos negócios. Tudo isso graças às tecnologias disponíveis para o desenvolvimento de lojas virtuais, técnicas de marketing digital e relacionamento com o cliente, entre outros avanços que, combinadas, resultaram em um volume de negócios online de 3,8 bilhões de reais no primeiro semestre de 2008.

Mas, e comprar pela internet? A resistência dos internautas brasileiros ainda é um dos principais entraves para o e-commerce nacional deslanchar. Segundo dados da pesquisa TIC domicílios 2007, divulgado pelo Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), das pessoas que utilizam a internet, 45% pesquisam preços e produtos na rede, e apenas 16% efetuam a compra.

Entre os fatores dessa resistência estão a preferência por comprar pessoalmente, a falta de necessidade ou interesse no produto e a falta de segurança na web, que figura em terceiro lugar. Ainda assim, 7 milhões de brasileiros têm o hábito de fazer compras pela web.

Para solucionar os problemas relacionados à segurança, uma das soluções que vêm sendo adotadas no Brasil são os chamados sistemas seguros de pagamentos online. Na prática, consumidor e varejista não trocam informações financeiras no momento da transação. Tudo se faz por meio de um intermediário que resgata o pagamento feito pelo comprador via cartão de crédito, boleto bancário ou débito em conta e credita o valor na conta do vendedor.

Para saber mais: 
> Conheça os benefícios dos sistemas seguros de pagamento
> Confiabilidade é o atrativo dos sistemas de pagamento seguro
> Como a lei entende as fraudes que envolvem compras pela web
> Quadrilha é presa em Brasília por alterar sistema de e-commerce

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail