Home > Dicas

Soluções de problemas comuns que afetam usuários do Internet Explorer

Separamos alguns incovenientes simples - mas freqüentes e chatos - que ocorrem no browser da Microsoft e suas respectivas soluções.

Fernando Petracioli, especial para PC WORLD

18/04/2008 às 18h13

duvidas_ie_150.jpg
Foto:

Reportagem feita a partir de dúvida de leitor; saiba mais

duvidas_ie_150Há quem diga que detalhes que fazem toda a diferença não são detalhes. Seja como for, PC World separou alguns problemas pequenos - sejam eles detalhes ou não - recorrentes no Internet Explorer que podem não ser o fim do mundo, mas são irritantes e que acabam levando muitos usuários a optar por outros navegadores.

Cada um dos problemas listados abaixo vem acompanhado da respectiva solução. Mas lembre-se que o mundo não gira em torno dos produtos Microsoft e que existem no mercado excelentes alternativas como o Firefox, o Safari ou o Opera.

Problema: "Por que não consigo ver os menus no Internet Explorer 7, como Arquivo, Editar, Exibir etc?"

Solução: Na versão 7 do browser, a Microsoft optou por ocultar por
padrão a barra de menus que fica acima do campo da URL. Segundo a
empresa, a opção visa aumentar ao máximo o campo de visão das páginas
acessadas.

Algumas dessas opções do menu podem ser acessadas pela barra
de ferramentas. Mas se você quiser ver a barra com todos os menus, é só
apertar a tecla Alt.

ie2

Problema: "Algumas vezes, tento abrir um site no Internet Explorer,
mas ele trava e aparece uma mensagem "O Internet Explorer parou de
funcionar
". O que fazer?"

Solução: Uma possível solução é fazer a redefinição das
configurações do seu navegador. Em outras palavras, reverta o
IE para seu estado original, apagando arquivos e desabilitando barras
de tarefas e plug-ins (todos aqueles que você adora usar e que tornam o browser realmente útil).

Para fazer isso, no próprio Internet Explorer, clique em Ferramentas, Opções de
Internet
, acesse a aba Avançadas e clique em Redefinir (ou Restaurar
varia com a versão do navegador). Reinicie o Internet Explorer e veja
se funcionou.

ie1

++++

duvidas_ie_150Problema: "Um certificado inválido está bloqueando meu acesso a um site. O que fazer?"

Solução proposta pela Microsoft: Certificados de sites são projetados tanto para criptografar o tráfego entre o seu computador e o site que se visita quanto para garantir a identidade do site com o qual você esteja se comunicando.

O certificado de site inclui várias informações, como endereço da Web (URL), data de validade e a autoridade de certificação do site.

Se qualquer dessas informações não corresponde ao site que você está tentando acessar, é possível que um indivíduo mal-intencionado esteja tentando obter seus dados pessoais.

Por exemplo, ao acessar https://woodgrovebank.com e tudo funcionar como deve, tenha certeza de estar se comunicando com o proprietário legítimo da URL. No entanto, se o certificado for roubado ou não for mais válido, não se pode garantir que a combinação de URL e site seja segura.

Como resultado, o Internet Explorer bloqueia automaticamente o acesso ao site. Se isso acontecer em um site que você sabe ser válido, entre em contato com o administrador do site, que deve atualizar os certificados do site assim que possível.

Problema: "Às vezes quando posto alguma mensagem ou comentário em sites, clico no botão de Voltar para ver como ficou meu texto depois de publicado. Mas minha mensagem não aparece. É como se eu não tivesse enviado nada."

Solução: Provavelmente isso ocorre porque, ao clicar em Voltar, você está visualizando a página antes da sua postagem. Uma primeira solução pode ser voltar a partir do menu de páginas de navegação antiga (a setinha ao lado da flecha de Avançar).

Se não der certo, configure seu Internet Explorer para não utilizar versões de páginas armazenadas no cache. Da seguinte forma: vá em Ferramentas, Opções de Internet e, na seção Histórico de navegação, clique em Configurações. Na opção Verificar se há versões mais atualizadas das páginas armazenadas, escolha Sempre que eu visitar a página da web.

Assim, o IE irá sempre carregar as informações a partir do servidor, com todas as atualizações mais recentes.

Problema: "Meus sites favoritos não funcionam no Internet Explorer 7. O que devo fazer?"

Solução: Se você gosta e acessa bastante um site que não reconhece o Internet Explorer 7, saiba que existe uma ferramenta que poderá ajudá-lo a solucionar o problema. Essa ferramenta, chamada User Agent String Utility, é um pequeno arquivo executável que abre uma instância do IE 7 que “imita” sua versão anterior, o Internet Explorer 6. Ela possibilita ainda fazer relatórios sobre sites com problemas e enviá-los à Microsoft. Clique aqui para baixar a ferramenta.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail