Home > Dicas

Soluções para controlar o uso da web e dos videogames pelas crianças

Veja como reduzir as ameaças da internet, restringir o acesso a informações inadequadas e limitar o uso do videogame.

Adam Pash, da PC World / EUA

23/06/2009 às 15h50

Child_protection_ilustra150.jpg
Foto:

child_protection_ilustra150.jpgÉ praticamente impossível pais e responsáveis conseguirem acompanhar, bem de perto, o ritmo tecnológico dos filhos. E já não é suficiente apenas controlar o acesso a conteúdos inapropriados. 

Mas a mesma internet que é motivo de preocupações pode tornar-se uma grande aliada. Nela estão ferramentas e serviços criados especificamente para atender as necessidades desse público.

É o caso do site de buscas KidRex, que utiliza a ferramenta Google SafeSearch e seu próprio banco de dados com conteúdo e de palavras chave  impróprios para o uso infantil. Sua página é lúdica e incentiva o usuário a fazer buscas.

kidrex_pagina.jpg
kidrex_pagina2.jpg

Além de serviços de buscas dedicados, existe um programa navegador, o KidZui,
totalmente voltado para crianças. Ele possui uma divertida interface (infelizmente em inglês) e tem recursos que visam proteger as crianças durante a navegação.

O aplicativo, que possui plug-in para Firefox, exige a criação de uma conta e também de avatares que representam as crianças que irão utilizar a aplicação. Durante o uso, ele cria uma espécie de skin que substitui a página do browser durante a navegação.

kidzui_tela1.jpg

Outra espécie de navegador seguro - e com versão em português - é o Kido’z que oferece as mesmas opções que o KidZui.

kidoz_tela.jpg

Controle o tempo do videogame
Proteger as crianças dos malefícios da internet pode parecer bem fácil comparado a dura tarefa de impor limites no uso do videogame. Para isso sugerimos um produto que irá auxiliar nessa vigilância.

timemachine_350.jpg

O gadget Time Machine (46 dólares) transforma o console do videogame em uma máquina no estilo fliperama, solicitando que o usuário deposite uma ficha para poder jogar por um período pré-determinado. E assim que esse tempo expira, o videogame é desligado. E se você não fornecer fichas demais, o problema estará resolvido.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail