Home > Notícias

“Sonho dos hackers”: carregador pode instalar malware no iPhone

Segundo pesquisadores dos EUA, protótipo de acessório consegue "hackear" smartphone com iOS mais novo em menos de um minuto. Experimento será mostrado na Black Hat.

Da Redação

04/06/2013 às 14h57

iphone5_43503.jpg
Foto:

Um inocente carregador de bateria USB pode ser o pior pesadelo do seu iPhone. Pelo menos é o que dizem três pesquisadores do Georgia Institute of Technology que prometem mostrar o feito durante a conferência hacker Black Hat, marcada para julho nos Estados Unidos. As informações são da Forbes.

O grupo diz que conseguiu usar um modelo de testes do carregador em questão para instalar malware em menos de um minuto e de forma “invísvel” em um iPhone rodando a versão mais recente do iOS, sistema móvel da Apple.

Apesar de não revelarem detalhes do seu trabalho, a descrição da palestra do grupo da universidade da Geórgia afirma que os resultados da experiência são “arlamantes”. Segundo eles, “todos os usuários são afetados, uma vez que nossa abordagem não exige um aparelho com jailbreak (“desbloqueio” para rodar apps não liberados pela Apple) nem interação do usuário”.

Chamado de “Mactans” pelos pesquisadores, em uma possível referência ao nome científico da aranha Viúva Negra, o carregador malicioso foi criado em torno de uma placa single-board e open-source de computador vendida pela Texas Instruments por 45 dólares. De acordo com eles, “a escolha dessa placa (chamada de BeagleBoard) foi feita para mostrar “a facilidade de construção desses carregadores USB aparentemente inocentes”. 

Os pesquisadores afirmam ainda que entraram em contato com a Apple sobre a possível vulnerabilidade de segurança, mas que não receberam uma resposta da empresa até o momento.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail