Home > Notícias

Sony admite novo roubo de dados de seus serviços de games online

Plataforma de jogos Sony Online Entertainment também foi vítima do ataque que atingiu a rede PSN, e foi suspensa temporariamente.

Redação do IDG Now!

02/05/2011 às 18h58

Foto:

A plataforma de games online Sony Online Entertainment (Station.com)
também foi vítima de um ataque que resultou no vazamento de dados
pessoas de cerca de 25 milhões de usuários, segundo um comunicado da
fabricante, que ainda anunciou o fechamento temporário do serviço a
partir de ontem (2). Segundo a companhia, o serviço de jogos foi
afetado pelo ataque à rede PSN (PlayStation Network), que atinge
milhões de usuários desde o final de abril.

A lista de dados vazados da Station inclui nome, endereço, e-mail, gênero, data de nascimento, número de telefone, nome de usuário e senha (criptografada). Além disso, a companhia afirma ter descoberto evidências do vazamento de informações de uma base de dados de 2007 com cerca de 12 mil cartões de créditos de usuários fora dos EUA e de 10 mil registros de cartões de débito com dados de clientes europeus do serviço.

No entanto, a empresa diz que até o momento não há informações de que sua atual base de dados de cartões de crédito também tenha sido afetada pelo ataque.

No site oficial da plataforma, que opera títulos online como “EverQuest”, a Sony justifica o fechamento “em razão de nossa investigação sobre a invasão em nossos sistemas, descobrimos um problema que garante preocupações suficientes para tirarmos o serviço do ar efetivamente”.

Entenda o caso

No dia 26/4, a  Sony anunciou que uma  “invasão externa” à sua rede online conseguiu ter acesso aos dados pessoais e talvez informações de senhas, histórico de compras e até números cartão de crédito dos mais de 70 milhões de jogadores que utilizam a rede do PlayStation 3.

O caso é tão sério que, segundo um instituto de pesquisas especializado, o prejuízo da Sony com o vazamento desses dados poderia ultrapassar os 24 bilhões de dólare.

gamesshutter_625.jpg

No dia seguinte ao anúncio, começaram a surgir relatos de gamers que tiveram problemas com seus cartões de crédito, de acordo com os sites como Ars Technica e VGN 365.

Ambos afirmam ter recebido um grande número de mensagens, via e-mail, comentários e mensagens via Twitter, de leitores usuários da PSN que dizem ter tido problemas com compras ou saques não autorizados.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail