Home > Notícias

Sony afirma que Tecnologia TransferJet está perto de chegar ao mercado

Sistema de transferência de dados sem fio entre eletrônicos já atrai interesse de companhias em criar e distribuir produtos.

IDG News Service / Japão

20/05/2009 às 11h40

Foto:

Está bem próxima de ser lançada a nova tecnologia da Sony para transferência de dados entre aparelhos eletrônicos. O TransferJet permite a troca de arquivos entre gadgets pela simples aproximação. A fabricante anunciou que já está recebendo propostas de companhias interessadas em licenciar o sistema.

A velocidade de transferência sem fio do TransferJet pode chegar a até 560 Mbps  (megabits por segundo), a uma distância de apenas três centímetros. A tecnologia foi desenvolvida para substituir os cabos necessários para conectar gadgets que usam sistemas como o USB 2.0 e Firewire.

O TransferJet usa frequência de rádio de 4,5 GHZ, disponível atualmente no Japão, Estados Unidos, Europa e Coreia do Sul. O sistema foi apresentado pela primeira vez no Consumer Eletronics Show (CES), em Las Vegas, em janeiro de 2008. Desde então, muitas das maiores fabricantes de eletrônicos de consumo já indicaram suporte à tecnologia ao assinar o Consórcio TransferJet.

Entre as companhias estão Samsung, Toshiba, Kodak, Canon, Nikon, Panasonic, Olympus, Pioneer e Sony Ericsson. E os mais recentes membros do consórcio são Casio, NEC, NTT DoCoMo, Sharp e Softbank Mobile. Na CES deste ano, a Toshiba exibiu aparelhos com a tecnologia TransferJet.

Em um documento publicado no site do consórcio, a Sony exemplificou o uso do TransferJet de três maneiras: transferindo dados entre equipamentos digitais sem a necessidade de um PC para hospedar, baixando conteúdo de um celular a partir de um outdoor promocional e baixando músicas - ou amostras de lançamentos - ao aproximar o celular de um quiosque de música.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail