Home > Notícias

Sony anuncia o PlayStation 4

Console tem arquitetura similar à de um PC poderoso, e recursos para streaming de jogos e integração a redes sociais.

Rafael Rigues

20/02/2013 às 20h51

Foto:

A Sony atendeu às expectativas e anunciou nesta quarta-feira, em um evento em Nova Iorque, o próximo console da família PlayStation: o PlayStation 4.

Hardware "de PC", bastante poderoso

O sistema é muito similar a um PC topo de linha: o processador é uma solução customizada desenvolvida pela AMD, baseado na arquitetura x86 (como a vasta maioria dos PCs modernos) e com nada menos do que oito núcleos. No mesmo chip está uma GPU, também da AMD, derivada da família AMD Radeon já usada em PCs mas, segundo a Sony, "bastante aprimorada". O console terá 8 GB de RAM GDDR5 (um tipo de memória normalmente usada apenas em placas de vídeo topo de linha para PCs) de altíssima velocidade, um HD para armazenamento dos dados, uma drive Blu-ray de 6x, Wi-Fi, Bluetooth, USB 3.0, e saídas de vídeo digital, via HDMI, ou analógico, via cabo componente, além de uma saída S/PDIF para áudio digital.

O gamepad se chama DualShock 4, e já havia sido revelado através de fotos que surgiram na internet na semana passada. É uma evolução do atual DualShock 3, com recursos extras como um painel sensível ao toque e novos sensores de movimento, capazes de determinar a posição do controle em relação à tela usando câmeras integradas e um sensor posicionado sobre a TV, de forma similar ao sistema usado no Nintendo Wii.

ps4_interface-360px.jpg
A interface do PlayStation 4

Uma acessório chamado PlayStation Eye 4 funcionará como os "olhos" do jogador, com duas câmeras capazes de capturar imagens em alta-definição e um conjunto de quatro microfones. Ainda não está claro se a câmera estará inclusa com o console, ou se será vendida separadamente como a atual PlayStation Eye no PlayStation 3.

Será muito mais fácil suspender e retomar uma sessão de um jogo: em vez de salvar, desligar o console, ligar, carregar o jogo, carregar o save e continuar, será possível suspender instantâneamente uma partida simplesmente pressionando o botão Power no controle, e retomá-la do ponto exato onde você parou mais tarde apertando novamente o mesmo botão.

Software "social" e streaming de games

O console terá hardware dedicado para compressão e descompressão de vídeo em tempo real, e integração com redes sociais. Segundo Mark Cerny, responsável pela arquitetura do sistema, todas as partidas no console são gravadas automaticamente, e basta um toque no botão Share (compartilhar) no controle para enviar aos amigos um vídeo com os últimos minutos da sessão atual, permitindo o fácil compartilhamento de suas conquistas. Também é possível fazer streaming ao vivo de uma partida para os amigos.

Hardware dedicado também permitirá o download de atualizações de sistema e do jogos em segundo plano, sem que seja necessário esperar pela conclusão, e será possível jogar games distribuídos digitalmente através da PlayStation Store antes mesmo do fim do download. 

A Sony também aproveitou a tecnologia adquirida com a compra da Gaikai, no ano passado, e incluirá na loja a possibilidade de jogar instantâneamente via streaming versões de demonstração de qualquer jogo do catálogo, sem a necessidade de um download. Outro uso da tecnologia é o jogo remoto: será possível rodar um jogo no PlayStation 4 mas jogá-lo usando um PlayStation Vita, que funcionará como tela e joystick. O Nintendo Wii U tem um recurso similar, mas cada jogo precisa ser programado individualmente para suportá-lo. Segundo Dave Perry, co-fundador da Gaikai, o objetivo é que todos os jogos do PlayStation 4 possam ser jogados desta forma.

E os jogos?

Entre os jogos demonstrados no evento estão Knack, do estúdio japonês da Sony (Japan Studio) e dirigido por Mark Cerny, Killzone: Shadowfall, mais um capítulo na série de jogos de tiro em primeira pessoa da Guerilla Games e Driveclub, da Evolution Studios, um simulador de corrida em equipe.


Killzone: Shadowfall. Um dos primeiros jogos para o PlayStation 4

Um rápido clipe demonstrou a Unreal Engine 4, na qual muitos jogos são baseados, rodando no novo console. Praticamente todas as principais desenvolvedoras de jogos anunciaram seu suporte à nova plataforma, então games de qualidade não irão faltar. O console não é compatível com os jogos de PlayStation 3.

Segundo a Sony, o PlayStation 4 deve chegar às lojas antes do Natal de 2013. Ainda não há informações sobre o preço do console.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail