Home > Notícias

Vaio ecológico usa 80% de plástico reciclado a partir de CDs e DVDs

Primeiro netbook da marca a receber o selo Eco, criado pela Sony, tem tela de 10,1", 2GB de RAM, HD de 320GB e custa 2.099 reais.

Nando Rodrigues, da PC World

30/03/2010 às 11h26

Foto:

A Sony anuncia nesta terça-feira (30/3) o lançamento de seu primeiro netbook ecológico no Brasil. O Vaio W Eco tem 80% de suas peças plásticas feitas com material reciclado a partir de CDs e DVDs descartados - os componentes são triturados e lavados para serem integrados ao material virgem.

No lugar de uma embalagem tradicional, o equipamento vem em uma bolsa de transporte produzida a partir de garrafas PET recicladas. Até o manual de instruções é eletrônico, o que reduz o uso de papel em todo o processo produtivo em 70%.

O Vaio W Eco possui tela de 10.1 polegadas (resolução de 1366 por 768), processador Intel Atom 1,66GHz com chip gráfico integrado também da Intel GMA 950, 2 Gigabytes de memória RAM e HD 320 GB, rodando o sistema operacional com Windows 7 Starter Edition, da Microsoft. A máquina conta com conexão Bluetooth, Wi-Fi e sua bateria oferece 3,5 horas de autonomia. Disponível da cor branca, o netbook pesa 1,9 Kg e chega ao mercado custando 2.099 reais.

Segundo o gerente de produtos da linha Vaio da Sony Brasil, Willen Puccinelli, o Vaio W Eco chega ao mercado custando 100 reais a mais do que o modelo W lançado no final de 2009. "Esta diferença corresponde ao custo da bolsa de transporte, que também substitui a caixa de papelão usada para o acondicionamento e transporte entre a fábrica, ponto de venda e o consumidor final".  

vaio_w_eco_300

Para reduzir o custo com logística, o netbook não será vendido online e poderá ser encontrado, a partir de 1º de abril, nas lojas Sony Style, Fast Shop, Fnac e Miami Store, informa a fabricante.

Matéria-prima
Embora seja montado em São Paulo, o Vaio W Eco tem todas as suas partes plásticas e demais componentes eletrônicos produzidos na China. Segundo Puccinelli, parceiros da empresa naquele país são responsáveis pela coleta dos CDs e DVDs que, são processados, submetidos a um processo químico e então combinados a plástico novo (20% do total) para então seguir para linha de produção. Toda a cadeia de produção, incluindo os fornecedores de matéria-prima, montagem e transporte do equipametno, é auditada para assegurar o atendimento de premissas ecologicamente corretas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail