Home > Notícias

Sony anuncia TV com resolução 4K e Home-Theater com “grito da torcida”

TV X905 estará disponível em versões com tela de 55 ou 65 polegadas, com quatro vezes a resolução de imagem de uma TV Full HD. Mas há o que assistir numa tela dessas?

Rafael Rigues

28/05/2013 às 16h56

Foto:

A Sony anunciou nesta terça-feira em São Paulo uma nova linha de TVs para 2013. Entre os muitos produtos o principal destaque foi uma TV com resolução 4K, quatro vezes superior à de uma TV Full HD convencional.

A X905 estará disponível em versões com telas de 55 e 65 polegadas, tem alto-falantes integrados às laterais da tela e recursos como Wi-Fi, NFC e MHL (para conexão a smartphones), exibição de imagens em 3D e SimulView, que permite que duas pessoas (cada uma óculos 3D) possam ver duas imagens diferentes ao mesmo tempo.

sony_x905_4k-360px.jpg
X905: tela com resolução 4K e alto-falantes integrados

Segundo a Sony a X905 chega às lojas em Julho, com um preço "a definir".

Cadê conteúdo?

Mas e o conteúdo? A TV é capaz de tratar e redimensionar (fazer o "upscaling", no jargão) de uma imagem em Full HD para que seja corretamente exibida em uma tela 4K, mas por melhor que seja o processo o resultado nunca é o mesmo de uma imagem 4K "nativa", da mesma forma que um DVD "upscaled" para uma tela Full HD nunca fica tão bom quanto o mesmo filme em Blu-ray. E não há transmissões de TV aberta ou a cabo, ou filmes em Blu-ray, em 4K no mercado.

A Sony destaca que está trabalhando na produção de conteúdo para amenizar o problema e compartilhar o "know-how" do processo com parceiros. Durante a Copa das Confederações o Estádio do Mineirão contará com um estúdio de produção em 4K. 5 câmeras 4K farão a captação das imagens das partidas, que serão editadas em um estúdio móvel montado dentro de um caminhão especializado. As imagens serão captadas, editadas e gravadas, mas não transmitidas ao público.

Já na Copa do Mundo, no ano que vem, a Sony espera contar com uma estrutura para captação e transmissão de imagens em 4K, talvez em parceria com operadoras de TV a cabo ou mesmo em transmissão aberta, porém não entra em mais detalhes. A empresa faz questão de frisar que 340 de suas câmeras serão usadas na cobertura dos jogos da Copa, 72 delas capazes de capturar imagens em "Super Slow Motion".

Grito da torcida

Ainda no clima de Copa do Mundo a Sony anunciou um sistema de Home Theater que pode agradar aos fãs do futebol. É o BDV-N9100WL, que tem quatro torres com alto-falantes e o "Botão Torcida". Segundo a empresa, seus engenheiros estudaram a acústica do Estádio do Morumbi, em São Paulo, e criaram algoritmos para reproduzir suas características sonoras na sala de estar do consumidor.

sony_bdv_n9100wl-360px.jpg
Home-Theater BDV-N9100WL reforça o grito da torcida e silencia comentaristas

O botão tem dois modos de operação: com um toque ele reforça o som da torcida numa partida de futebol, criando a sensação de estar no estádio. Mas com um segundo toque ele também cancela a voz do narrador, completando a ilusão. Útil para quem gosta da transmissão de uma emissora, mas não se importa com as opiniões de seus comentaristas.

O Home-Theater BDV-N9100WL também conta com player de Blu-ray integrado, NFC e é capaz de fazer o "upscaling" de um Blu-ray para a resolução 4K, o que o torna um bom parceiro para a TV X905. O preço sugerido é de R$ 3.499,00.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail