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Sony apresenta produtos para realidade virtual e aumentada

Novo “Personal 3D Viewer” acompanha os movimentos da cabeça e dá a sensação de estar no meio da ação. Smart Eyeglass sobrepõe informações úteis ao campo de visão do usuário.

Mark Hachman, TechHive

08/01/2014 às 14h14

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Se você acredita que o óculos de realidade virtual da Oculus Rift é o futuro dos vídeos e jogos imersivos, a Sony gostaria de mostrar algumas coisinhas para você. Durante a CES 2014, feira de eletrônicos que acontece nesta semana em Las Vegas, nos EUA, a empresa mostrou dois produtos interessantes neste setor: o protótipo dos óculos inteligentes Sony Smart Eyeglass, e uma nova versão de seu capacete de realidade virtual (HMD - Head Mounted Display) “Personal 3D Viewer”, que agora é capaz de rastrear os movimentos da cabeça.

Parte do que torna o Oculus Rift atraente é que ele permite mover a cabeça e a imagem acompanha o movimento, dando ao usuário a impressão de que ele realmente está dentro de um espaço 3D que pode ser explorado. Mas com o Rift estas imagens são virtuais, geradas por uma placa de vídeo, como em um jogo comum.

Já a Sony filmou vídeo de um passeio de motocicleta em uma estrada, com direito a som “surround”, e o usou para demonstrar seu HMD. Só a perspectiva da câmera já é empolgante, mas a capacidade de olhar para cima ou para baixo, além de para os lados, e ver a imagem mudar acompanhando precisamente seu movimento dá ao usuário uma sensação de realidade muito maior.

Vídeo em primeira pessoa em uma TV é interessante, mas não muito. E o mesmo vídeo em um HMD comum seria algo claustrofóbico. Mas a capacidade de rastrear os movimentos da cabeça do usuário e reagir de acordo muda o jogo e torna a experiência muito mais poderosa. Segundo um representante da Sony o vídeo foi filmado usando “basicamente equipamento padrão”, mas o céu é o limite.

“Imagine todos os vídeos em primeira pessoa que existem no YouTube. Agora imagine eles com a capacidade de virar a cabeça e ver exatamente o que a pessoa que os filmou veria”. É um argumento bastante atraente, e definitivamente um conceito no qual uma empresa como a GoPro ou a Re-Play deveriam investir. Ambas oferecem câmeras que permitem gravar de passeios de bicicleta a saltos de para-quedas em primeira pessoa.

Sony Smart Eyeglass

Estes óculos são uma solução de “segunda tela” interessante, e são capazes de projetar sobre o campo de visão do usuário uma variedade de informações, como tweets ou as últimas notícias. No exemplo no stand da Sony eles eram usados para mostrar informações adicionais, como o placar ou comentários, sobre a imagem de uma partida de futebol. A princípio estas informações podem distrair um pouco, mas logo vi que é fácil ignorá-las e se concentrar no jogo. No momento as imagens são projetadas numa cor verde brilhante (lembra dos primeiros monitores para PCs?), mas isso poderia ser modificado, de acordo com um porta-voz da Sony.

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O Smart Eyeglass projeta informações sobre o campo de visão do usuário

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Para ser honesto, do ponto de vista tecnológico nem o HMD nem os óculos são revolucionários. Mas a forma com são apresentados e formam uma experiência coesa definitivamente tem potencial. A Sony pode estar no caminho certo.

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