Home > Notícias

Sony cria tela flexível de OLED que pode ser enrolada

O protótipo, que será apresentado esta semana pela empresa, pode ser enrolado em torno de um lápis enquanto exibe imagens.

IDG News Service

26/05/2010 às 10h32

Foto:

A fabricante de eletrônicos Sony desenvolveu uma tela colorida flexível que é forte o suficiente para ser enrolada em um lápis, enquanto exibe imagens em vídeo.

 

sony_oled_roll1.jpg

A tela só será apresentada com mais detalhes na quinta-feira (27/5), na conferência Society for Information Display, em Seattle, Califórnia, nos Estados Unidos, mas a companhia já divulgou um vídeo mostrando a novidade em ação.

O vídeo mostra a tela sendo enrolada e desenrolada em um cilindro de quatro milímetros de diâmetro. A tela exibe imagens e parece não ser afetada pelos movimentos. Há vários pixels com problemas na tela, provavelmente resultantes de transistores ou conexões ruins, mas essas falhas são comuns em protótipos de telas.

 




Instale o Flash Player para assistir a este vídeo


 

A tela de 4,1 polegadas tem resolução de 432x240 pixels, similar ao que é oferecido pela maioria das fabricantes em massa de celulares.

O produto foi desenvolvido com os recém-desenvolvidos transistores orgânicos ultrafinos, que são utilizados para compor o circuito responsável pelas imagens. Esses novos transistores podem ser colocados diretamente em um material flexível, sem a necessidade de chips rígidos, que não permitiriam que a tela enrolasse.

Telas flexíveis e enroláveis são uma área quente no setor de pesquisas de telas. Elas são mais finas, mais claras e geralmente mais resistentes do que as telas convencionais, baseadas em vidros.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail