Home > Notícias

Atrás da concorrência, Sony desenvolve câmeras 3D para usuário final

Fabricante segue passos da FujiFilm e trabalha para completar linha de produtos que possam estimular o uso da tecnologia 3D.

Martyn Williams, do IDG News Service/Japão

11/03/2010 às 12h05

Foto:

A Sony informou nesta quinta-feira (11/3) que sua divisão negócios em imagens digitais está trabalhando no desenvolvimento de uma câmera 3D que dará a usuários finais a capacidade de produzir seu próprio conteúdo 3D.

O equipamento, cujos detalhes ainda permanecem em segredo, fará parte da família de produtos que serão usados para persuadir consumidores a adotarem a tecnologia 3D. “Não posso dar detalhes, mas estamos desenvolvendo um equipamento com tecnologia 3D”, afirmou o presidente da Sony para a divisão de produtos de imagem e som, Masashi Imamura, em entrevista concedida durante a Camera and Photo Imaging Expo, em Yohohama (Japão).

Como a tecnologia 3D tem tudo para se tornar o próximo grande acontecimento no segmento de TVs, a Sony está extremamente envolvida com seu desenvolvimento a ponto de o CEO da empersa, Howard String, dizer que toda a companhia trabalha para criar produtos complementares.

Os primeiros modelos de televisores 3D foram lançados pela empresa no início desta semana e chegam ao mercado em junho. Ao mesmo tempo, a Sony tem planos de lançar uma atualização do console PlayStation 3 que possa suportar jogos 3D e também discos Blu-ray. A empresa informa ainda que trabalha em um notebook Vaio que oferece capacidades 3D.

A divisão de criação de conteúdo profissional da Sony já desenvolveu câmeras de TV e componentes de satélite compatíveis com imagens 3D, e agora trabalha com emissoras para o lançamento de canais 3D. A empresa vê os jogos da Copa do Mundo 2010 como uma forma de promover a tecnologia.

A câmera 3D para usuários finais que a Sony vem desenvolvendo irá completar a parta da cadeia que ainda falta, permitindo que usuários produzam seus próprios filmes usando a tecnologia 3D.

Diversos concorrentes também perseguem a tecnologia 3D. A Panasonic recentemente demonstrou um câmera digital de vídeo capaz de gravar filmes 3D, e a FujiFilm já está vendendo um modelo que pode tanto filmar quanto fotografar em 3D.

FinePix_REAL_3D_W1_300
Dyuas lentes: FinePix Real 3D W1
fotografa e filma em 3D

A FinePix Real 3D W1 começou a ser vendida em 2009. Ela possui duas lentes e dois sensores de imagem de 10 megapixels. Quando o botão disparador é assinado, cada lente capta imagens da mesma cena, só que a partir de pontos de vista ligeiramente diferentes. A câmera, então, armazena as informações no formato MP (para imagens estáticas) e no formato 3D-AVI para filmes.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail