Home > Notícias

Sony e Panasonic preparam discos ópticos de 300 GB

Discos ópticos são bons contra os fatores ambientais, como a água e poeira, além de flutuações de temperatura e umidade. Lançamento deve acontecer em 2015.

Evan Dashevsky, TechHive.com

29/07/2013 às 19h45

Foto:

A Sony e a Panasonic anunciaram planos para criar discos ópticos "super poderosos", que serão capazes de armazenar 300 GB de dados. As empresas esperam lançar os novos discos em 2015. Compare essa próxima geração de tecnologia de armazenamento óptico aos discos Blu-ray atuais, que podem guardar 25 GB em um disco single-layer, ou 50 GB se for dual-layer (camada dupla).

Mas, por que dar ênfase aos discos ópticos agora? Ainda mais se considerarmos que já temos flashdrives de um terabyte - sem mencionar as opções quase ilimitadas de armazenamento baseados em nuvem.

As aplicações futuras poderão incluir a criação de versões físicas de filmes 4K, mas a curto prazo essa tecnologia não será para o mercado consumidor. Em vez disso, ela será voltada para registros corporativos e arquivistas governamentais encarregados da curadoria do equivalente a bibliotecas inteiras de dados.

Quando propriamente armazenados os discos ópticos se saem muito bem contra fatores ambientais como a água e poeira, além de flutuações de temperatura e umidade. Além disso, à medida em os governos e a indústria começam a fazer testes com tecnologias desconectadas em nome da segurança, eles podem vir a coibir opções de armazenamento em nuvem mais eficientes - e muito mais vulneráveis.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail