Home > Notícias

Sony Ericsson aumenta opções, mas continua focada em smartphones

Proposta da empresa é reconquistar os clientes com uma nova linha de smartphones rodando o sistema operacional Android, da Google.

IDG News Service

18/06/2010 às 13h26

Foto:

A Sony Ericsson continua focada em smartphones, embora a campanha publicitária atual esteja em torno de computadores tablets e dispositivos portáteis com telas maiores, disse o vice-presidente executivo e chefe das vendas globais e marketing da companhia, Kristian Tear.

"Nós estamos olhando tudo. Todas as oportunidades, mas também temos uma estratégia clara para ser a marca de entretenimento e comunicação para smartphones", declarou Tear.

A proposta da Sony Ericsson é reconquistar os clientes com uma nova linha de smartphones, com o sistema operacional Android, da Google, liderada pelo modelo Xperia X10. A empresa também planeja lançar uma linha de aparelhos rodando Windows Phone 7, assim que a Microsoft lançar o sistema operacional ainda este ano.

Enquanto a demanda continua forte para os telefones, o sucesso do iPad, da Apple, abriu novas possibilidades para as fabricantes destes aparelhos.

Com 2 milhões de unidades vendidas em menos de dois meses, segundo a Apple, o sucesso inicial do iPad provou a demanda por tablets, estimulando outras empresas a desenvolver produtos semelhantes.

No entanto, as aspirantes enfrentam um grande obstáculo: não há atualmente nenhum software que possa concorrer com o Apple IOS 4. O Windows 7 é muito grande e é executado em processadores x86, em vez de chips Arm. O Android é popular, mas não se espera que a Google divulgue uma versão para tablet pelo menos até o final deste ano. 

Como resultado, alguns fabricantes estão optando por desenvolver seu próprios softwares.

Por exemplo, a Hewlett-Packard (HP) pretende usar WebOS em tablets após a aquisição da Palm, embora a companhia ainda não tenha definido uma data de lançamento para o produto. O BlackBerry, da fabricante Research In Motion, está desenvolvendo o seu próprio tablet, de acordo com o The Wall Street Journal, que citou o lançamento do produto ainda para este ano. 

Além disso, especulações indicam que a Motorola está desenvolvendo um tablet rodando Android.

A Sony Ericsson planeja lançar um dispositivo com um tela de 5 polegadas. Comparado com o iPad, que tem uma tela de 9,7 polegadas, o suposto dispositivo da Sony Ericsson é mais parecido com a Dell Streak, que a Dell chama de "dispositivo híbrido" – aparelho com tamanho entre os smartphones e os tablets.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail