Home > Notícias

Sony Ericsson ultrapassa Motorola no mercado de celulares

Empresa agora é a terceira colocada em um mercado que atinguiu 309 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2008.

ComputerWorld/EUA

25/11/2008 às 14h31

Foto:

As vendas mundiais de telefones celulares atingiram 309 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2008, segundo o Gartner. O número representa um aumento de 6% em comparação ao mesmo período do ano passado. O crescimento, por outro lado, foi menor do que os 16% registrados no terceiro trimestre de 2007.

Segundo Carolina Milanesi, diretora de pesquisas do instituto, a crise econômica mundial desencadeou uma batalha entre Sony Ericsson, Motorola e LG pela terceira posição do mercado. No período, a Sony Ericsson foi a vencedora.

“A crise afetou as vendas tanto nos mercados maduros, quanto nos emergentes. As trocas de aparelhos sofreram maior impacto, enquanto os usuários iniciantes continuam a enxergar o valor de se comprar um telefone móvel”, afirmou Carolina.

Pelo primeiro trimestre no ano, a Nokia sentiu os impactos da atual situação do mercado. As vendas da fabricante alcançaram 118 milhões de unidades no período, o que fez a empresa crescer menos de um ponto porcentual em market share, para 38,2%.

A Samsung foi bem no trimestre, aumentando sua participação no mercado para 17,1%, ante 14,4% no mesmo período do ano passado. As vendas da empresa totalizaram cerca de 53 milhões de unidades. A Sony Ericsson, apesar de ver seu market share diminuir no período, vendeu 24,8 milhõesde celulares e ficou na terceira posição com 8,1% do mercado.

Logo atrás, seguem a Motorola, que vendeu mais de 10 milhões de unidades a menos do que em 2007 e caiu de 13% para 8% em participação, e a LG, que entregou 24 milhões de unidades e subiu de 7% para 7,8% em participação de mercado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail