Home > Notícias

Sony faz acordo com hacker que destravou PS3

Famoso por seus feitos no iPhone, GeoHot havia sido processado pela empresa por divulgar códigos de "desbloqueio" do console.

PC World / EUA

11/04/2011 às 16h08

Foto:

Após uma longa disputa, a Sony anunciou hoje, 11/4, um acordo com o hacker George “GeoHot” Hotz, acusado de desbloquear o sistema do PlayStation 3.

No blog oficial da empresa, o diretor de relações públicas, Patrick Seybold, disse que a companhia fez “um acordo sobre o processo da SCEA (Sony Entertainment America) contra Hotz na corte federal em São Francisco, Califórnia”.

Para quem não lembra, recentemente a companhia processou Hotz por ter hackeado e depois publicado códigos que permitiram aos usuários burlar as medidas de segurança do PS3 e executar códigos próprios.

Mas até que a paz chegou rápido. Da última vez que ouvimos falar do assunto, Hotz estava na América do Sul – a Sony acusou o hacker de fugir do país, ao que ele respondeu que a viagem já estava programa há algum tempo. Na época, Hotz escreveu em seu blog que não “deixaria esse processo ridículo arruinar minha vida...”.

E, conforme noticiamos, na semana passada o grupo hacker Anonymous declarou guerra à Sony em represália ao processo contra GeoHotz. O grupo realizou ataques contra vários servidores da Sony e da rede PlayStation Network.

Pelo que parece, o acordo já teria sido feito “em princípio” no último dia 31. Como parte do acordo, a Sony afirma que Hotz “concordou com uma ordem permanente”. Em outras palavras, ele não irá hackear o PS3 (ou vai saber mais o que) por algum tempo – vale lembrar que Hotz ficou famoso por seus “feitos” com o iPhone, da Apple.

gamesshutter_625.jpg

A Sony se disse feliz por “colocar essa questão judicial para trás” e que acredita que o acordo e a ordem permanente “alcancem esse objetivo”. O hacker também se pronunciou de maneira reconciliatória, reiterando o que já havia dito sobre não querer “causar problemas para ninguém ou tornar a pirataria mais fácil”.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail