Home > Notícias

Sony finalmente libera mudança de nome de usuário na PSN

Mudança de login já está disponível e pode ser efetuada no PS4 ou via web. Contudo, você corre o risco de perder dados e troféus

Da Redação

10/04/2019 às 11h35

Foto: Shutterstock

Após muitos pedidos dos jogadores nos últimos anos, a Sony finalmente confirmou que será possível alterar o nome de usuário na PlayStation Network. A mudança já está disponível, a partir desta quarta-feira (10), e pode ser efetuada tanto no PlayStation 4 quanto via navegador web. A alteração não é compatível com PlayStation 3 ou PS Vita.

Trocar o nome usado na PSN vem com algumas ressalvas. O login atualizado só tem suporte para jogos publicados depois do dia 1º d e abril de 2018, e a Sony ainda faz o alerta de que nem todos os games são compatíveis com a novidade. E o que isso significa? Que todas as informações salvas previamente desses jogos serão perdidas, entre elas progresso de partidas e troféus.

De acordo com a companhia, pelo menos dez títulos apresentaram erros críticos por conta da alteração, entre eles Everybody's Golf, LittleBigPlanet 3 e alguns lançamentos da franquia MLB The Show. Outros jogos que não funcionam com a mudança de ID na PSN incluem Bloodborne, Uncharted 4: A Thief's End, Grand Theft Auto 5, The Last of Us, NBA 2K19 e Warframe. A lista completa pode ser visualizada no site do PlayStation.

Outro problema que pode ocorrer é a perda de acesso a conteúdos baixados, tanto gratuitos quanto pagos, e parte desses arquivos pode não funcionar online e/ou offline. Além disso, a primeira troca de nome não tem custo para todos os jogadores, sejam eles assinantes da PS Plus ou não. Na segunda vez em diante, a Sony cobra US$ 9.99, para quem não tem a Plus, e US$ 4.99, para os assinantes do serviço. E caso queira voltar para um nome antigo, ele continuará disponível só para você.

Como alterar sua PSN ID

No PlayStation 4:

  • Passo 1: No seu PS4 vá em Configurações;
  • Passo 2: Selecione Gerenciamento de Conta > Informações da Conta > Perfil > ID Online;
  • Passo 3: Entre o nome online de sua escolha, ou escolha um dos mostrados;
  • Passo 4: Siga as instruções na tela para completar a mudança.

No navegador:

  • Passo 1: No site da Sony Entertainment Network, entre na sua PSN e selecione Perfil PSN no menu;
  • Passo 2: Selecione o botão Editar, ao lado do seu nome online;
  • Passo 3: Digite o nome online de sua escolha, ou selecione uma das sugestões mostradas;
  • Passo 4: Siga as instruções na tela para completar a mudança.

Com informações: PlayStation Blog

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail