Home > Notícias

Sony irá permitir o “streaming” de jogos do PlayStation para outros aparelhos

Decisão é parte da estratégia para ampliação da marca PlayStation, visando auxiliar na recuperação financeira da empresa.

Jay Alabaster, IDG News Service

22/05/2013 às 13h25

Foto:

A Sony irá aproveitar sua tecnologia de streaming para levar os jogos de PlayStation para aparelhos além de seus consoles, como parte de sua estratégia de recuperação.

A empresa enfatizou em uma apresentação na última terça-feira que conseguiu seu principal objetivo de se recuperar de perdas recorde e ter um pequeno lucro no ano passado, sob a liderança de seu novo CEO, Kaz Hirai. Mas conseguiu isso principalmente atráves da venda de alguns de seus prédios e de ações.

A divisão PlayStation irá desempenhar um papel chave na retomada da empresa. Seu próximo console, o PlayStation 4, deverá estar à venda à tempo para a temporada de compras no fim deste ano. A Sony espera que os jogos e consoles gerem um total de US$ 10 bilhões em vendas até março de 2015, ou 12% do total de vendas da empresa, mas reduziu o objetivo de lucro operacional da divisão de 8% para apenas 2%.

A Sony também espera ampliar sua participação no mercado de games possibilitando o streaming de jogos do PlayStation para uma variedade de aparelhos usando tecnologias “na nuvem” desenvolvidas pela Gaikai, uma empresa que foi adquirida no ano passado por US$ 380 milhões.

O serviço tornaria possível rodar jogos de PlayStation em smartphones e tablets: os jogos são na verdade executados em servidores “na nuvem”, e os aparelhos são usados como tela e controle. Com uma conexão à internet rápida o suficiente, a experiência é quase a mesma de um jogo rodando no próprio aparelho.

Com a compra da Gaikai a Sony se tornou a primeira entre as grandes fabricantes de jogos a adquirir um serviço de jogos baseado na nuvem. A empresa também tem a PlayStation Mobile, uma plataforma para encorajar o desenvolvimento para dispositivos móveis certificados de outros fabricantes, e disse que o PlayStation 4 poderá usar smartphones e tablets como uma “segunda tela” durante os jogos, de forma similar ao que a Nintendo faz com o controle de seu Wii U.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail