Home > Notícias

Sony lança dois leitores de livros digitais para competir com Kindle

Um dos modelos tem tela sensível ao toque, capacidade para armazenar 350 livros e pode funcionar até 2 semanas com uma carga na bateria.

IDG News Service/Japão

05/08/2009 às 8h54

Foto:

A Sony anunciou dois novos leitores de livros eletrônicos: um deles com tela sensível ao toque e outro, menor, com preço mais atraente. Com os lançamentos, a empresa japonesa espera conseguir uma fatia do emergente mercado de e-books, que nos Estados Unidos tem a forte presença da Amazon e seu leitor de livros digitais Kindle.

O leitor de livros digitais com tela sensível ao toque se chama Sony Reader Touch Edition e vem com tela de 6 polegadas, que permite virar páginas dos livros, grifar textos e mais. Ele começa a ser vendido no fim de agosto e seu preço sugerido é de 299 dólares.

Já o Reader Pocket Edition é um leitor de e-books mais básico, com tela de 5 polegadas e preço sugerido de 199 dólares - 100 dólares a menos que o Kindle, da Amazon. Os dois novos leitores podem armazenar até 350 livros eletrônicos e funcionam por até duas semanas com apenas uma carga na bateria, informou a empresa, por meio de comunicado.

Segundo a companhia japonesa, os leitores são compatíveis com uma variedade de sites - incluindo 500 mil obras em domínio público que podem ser baixadas do site do Google. Os aparelhos também suportam diversos formatos de livros eletrônicos, como o Sony Broadband eBooks, o ePub, o PDF (da Adobe) e o Word, da Microsoft.

Os leitores, porém, não contam com um recurso bastante popular do Kindle: uma conexão permanente com a internet, para comprar e baixar novos livros e a função texto-fala, que permite ouvir os livros digitais. Além disso, a capacidade de armazenamento do Kindle é de 1.500 livros.

Já as telas dos aparelhos da Sony e da Amazon têm a mesma resolução, de 600 por 800 pixels. A Sony Brasil não comercializa o eReader no mercado brasileiro. Consultada pela redação do IDG Now!, a  subsidiária informa não ter previsão de lançamento dos leitores eletrônicos localmente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail